O OPART, E.P.E. anuncia a abertura do concurso internacional para a seleção da nova Direção Artística do Teatro Nacional de São Carlos.
O prazo para a submissão de candidaturas inicia-se hoje, dia 21 de dezembro, e termina no dia 10 de março de 2025.
O mandato da nova Direção Artística terá a duração de quatro anos, podendo ser renovado duas vezes por períodos iguais.
O júri do concurso é constituído por:
Conceição Amaral (Presidente do Conselho de Administração do OPART) – presidente do Júri.
Rui Morais (Vogal do Conselho de Administração do OPART).
Isamay Benavente - Gestora cultural, ex-diretora artística do Teatro Villamarta de Jerez com programas singulares e de grande projeção tais como os do Centro Lírico del Sur, Otoño Lírico Jerezano e o Concurso de Voces para repertório espanhol, membro de várias comissões e júri de concursos públicos nacionais e internacionais. Atualmente é presidente da Ópera XXI – Associação de Teatros e Temporadas Líricas de Espanha e Diretora-Geral e Artística do Teatro de la Zarzuela em Madrid.
Paolo Pinamonti - Musicólogo, ex-Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos, do Teatro da Zarzuela de Madrid, do Teatro San Carlo de Nápoles, do Teatro La Fenice de Veneza, entre outros, e atual Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Granada;
Jorge Vaz de Carvalho - Cantor lírico com carreira internacional interpretando dezenas de papéis principais de Mozart, Verdi, Bizet, entre outros, ex-Diretor do Instituto das Artes, encenador e membro de júri de concursos de canto nacionais e internacionais, professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, ensaísta e tradutor.