July 31, 2021
Olga Prats e o Teatro Nacional de São Carlos - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
Olga Prats e o Teatro Nacional de São Carlos - TNSC Teatro Nacional de São Carlos

Bilhetes

Olga Prats

A ligação de Olga Prats ao Teatro Nacional de São Carlos foi profunda e claramente ilustrativa da sua actividade e carreira. A pianista estreou-se aqui a 8 de dezembro de 1955 num recital destinado à angariação de fundos para a construção do monumento ao Cristo-Rei. Tocou na ocasião obras de Johann Sebastian Bach, Armando José Fernandes, Alexander Tcherepnin e Robert Schumann.
Regressou passados quase vinte anos, a 25 de Outubro de 1974, para participar num concerto comemorativo do 25 de abril inteiramente preenchido com obras de Fernando Lopes-Graça. Interpretou na ocasião o Concertino para piano cordas e percussão.
Nos Anos 80 foi constante a sua presença, particularmente com o Opus Ensemble, conjunto de câmara de que foi co-fundadora em 1980 e com quem se estreou no nosso palco a 24 de Fevereiro de 1984. O Opus Ensemble apresentou-se depois a 9 de julho de 1986, num concerto que terminou com a Suite de Danças de Joly Braga Santos dedicada ao conjunto, a 30 de Setembro de 1986 num Concerto de Gala de homenagem aos Reis da Suécia, a 28 de maio de 1988 num concerto de homenagem ao violetista François Broos e a 21 de Julho de 1988 num concerto que terminou com os Três Andamentos à Procura de Um Quarteto de António Victorino de Almeida, obra também dedicada ao conjunto.
Olga Prats também concretizou em várias ocasiões no TNSC uma frutuosa ligação artística com Irene Lima e António Saiote. Os três apresentaram-se a 2 de Abril de 1984 com obras de Brahms, a 10 de dezembro do ano seguinte com obras de Glinka, Heinrich Sutermeister, Vaughan Williams e Brahms e finalmente a 3 de março de 1990 com obras de Beethoven e Zemlinsky.
O pianista João Paulo Santos também esteve a seu lado em dois recitais para piano a 4 mãos: um realizado a 28 de Janeiro de 1985 e outro a 5 de maio de 1990 totalmente dedicado a Igor Stravinski.
A 9 de dezembro de 1988 Olga Prats participou ainda ao lado de Irene Lima e da violinista Shirin Lim num concerto comemorativo do 80º Aniversário de Olivier Messiaen.
Irene Lima e a flautista Katharine Rawdon foram ainda suas parceiras no Contemporarte, que se apresentou a 21 de abril de 1990 com obras de Bohuslav Martinu nas comemorações do centenário deste compositor. Olga Prats também colaborou, naturalmente, com a OSP.
Recorde-se o concerto de 24 de novembro de 1998 efectuado na Culturgest integrado no Música em Novembro — 1º Festival de Músicas Contemporâneas de Lisboa. Nessa apresentação dirigida por Heinz Karl Grüber foram interpretadas obras de Grüber, Alexandre Delgado, António Victorino de Almeida e Kurt Schwertsik.

A última colaboração de Olga Prats com o São Carlos foi a 19 de janeiro de 2020, apresentado no CCB, com os concertos para 2, 3 e 4 pianos de Bach, com os pianistas Jorge Moyano, Artur Pizarro e Nick van Bloss, com direção musical de Artur Pizarro e Nick van Bloss.

Relembramos esse concerto https://www.rtp.pt/play/palco/p7201/concertos-2-3-4-pianos.

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile