Bilhetes
VASCO BARBOSA
Teve como primeiro professor seu pai, o violinista Luís Barbosa.
Terminou o curso do Conservatório com nota máxima após o que se aperfeiçoou na Suíça, França e EUA.
Apresentou-se pela primeira vez em público aos sete anos de idade, e desde então, tem atuado acompanhado de orquestra ou com sua irmã Grazi em inúmeros concertos em Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Áustria, Roménia, Alemanha, Grécia, EUA, Brasil e também em África, Macau e Hong Kong.
Foi professor na Academia de Sta. Cecília.
Foi solista de Orquestra da Emissora Nacional e violino solista e Concertino Principal – e depois Honorário – da Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de São Carlos.
É Primeiro Violino do Quarteto «Atalaia».
No contexto do mais recente Festival de Música de Macau atuou em duo com Lígia Soares.
Foi galardoado com o Prémio «Guilhermina Suggia», Óscar da Imprensa de 1962, Prémio «Moreira e Sá», Prémio da Secretaria de Estado (1972) e recebeu a condecoração da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e o Prémio «Almada».
Foi convidado para concertino da Orquestra Filarmónica Húngara quando efetuava uma digressão na Alemanha, não tendo aceite por não querer deixar o nosso país.
No dia 3 de julho de 2016, o Teatro Nacional de São Carlos volta a receber o Concurso Vasco Barbosa, este ano com a participação da Orquestra Sinfónica Portuguesa. A organização é da Compasso Supremo.
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão