<

Voltar

Artur pizarro
Artur pizarro

Nascido em Lisboa, em 1968, Artur Pizarro deu o seu primeiro recital público aos três anos de idade e fez a sua estreia televisiva aos quatro, na televisão portuguesa. Foi iniciado no piano pela sua avó materna, a pianista Berta da Nóbrega, e pelo parceiro de duo pianístico desta, Campos Coelho, que fora aluno de Vianna da Motta, Ricardo Viñes e Isidor Philipp. Entre 1974 e 1990, Artur estudou com Sequeira Costa, também ele discípulo de Vianna da Motta, bem como de Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Février. Esta linhagem de excelência proporcionou-lhe uma formação enraizada na tradição da chamada “Época Dourada” do pianismo, bem como uma vasta educação musical nas escolas pianísticas alemã e francesa, com os seus respectivos repertórios.

Durante uma breve interrupção nos seus estudos nos Estados Unidos, Artur trabalhou com Jorge Moyano, em Lisboa, e, posteriormente, em Paris, com Aldo Ciccolini, Géry Moutier e Bruno Rigutto.

Venceu o primeiro prémio no Concurso Vianna da Motta em 1987, o Concurso da Greater Palm Beach Symphony em 1988, e, em 1990, obteve o primeiro prémio no prestigiante Leeds International Pianoforte Competition, o que marcou o início da sua carreira internacional.

Artur Pizarro atua regularmente em recitais, música de câmara e como solista com algumas das mais prestigiadas orquestras e maestros a nível mundial, entre os quais se destacam Sir Simon Rattle, Philippe Entremont, Yan Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Esa-Pekka Salonen, Yuri Temirkanov, Vladimir Fedoseyev, Ilan Volkov, Franz Welser-Möst, Tugan Sokhiev, Yakov Kreizberg, Yannick Nézet-Séguin, Libor Pešek, Vladimir Jurowski, Ion Marin, John Wilson e o falecido Sir Charles Mackerras.

Com uma actividade intensa enquanto músico de câmara, tem-se apresentado em diversos festivais internacionais dedicados a este repertório. A sua discografia é vasta e inclui gravações para editoras como Collins Classics, Hyperion Records, Linn Records, Brilliant Classics, Klara, Naxos, Danacord, Odradek Records e Phoenix Edition.

Tem sido distinguido com diversos prémios em Portugal pelo seu contributo para a música clássica e a cultura, incluindo o Prémio da Imprensa, o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores, a Medalha de Cultura da Cidade do Funchal e a Medalha de Mérito Cultural do Governo Português.

Actualmente, Artur Pizarro mantém um estúdio privado de ensino em Oeiras, onde orienta alunos de várias idades e níveis de formação.

2024/2025

Esta temporada

Around Classic

01

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile