<
Voltar
Nascido na Polónia e criado no Porto, é conhecido como um dos maestros mais versáteis da sua geração. O seu interesse a nível de repertório vai desde a música barroca à criação contemporânea, cruzando frequentemente fronteiras com outros géneros musicais.
Apresenta-se regularmente em contexto operático, sinfónico, e coral-sinfónico. É um entusiasta de projetos multidisciplinares, procurando novas perspetivas artísticas através do cruzamento de várias formas de criação. Interessa-se pelo desenvolvimento de novas possibilidades na arte de direção de orquestra e da sua pedagogia. Procura acompanhar as mudanças rápidas a que a sociedade e meio musical contemporâneos obrigam, a nível de interesses do público, práticas interpretativas modernas e desenvolvimento tecnológico.
Integra a Direção Artística do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP) liderando também o Ensemble MPMP, promovendo ativamente música erudita portuguesa de todas as épocas.
É Professor Assistente na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e Maestro Principal Convidado do Opera Fest Lisboa. Foi Maestro Titular da Orquestra Clássica do Centro entre 2018 e 2021 e Maestro Assistente da Netherlands Philharmonic Orchestra entre 2017 e 2019.
Dirigiu a Netherlands Philharmonic Orchestra, Real Filharmonia de Galicia, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Guadalajara, Orquestra do Norte, Netherlands Chamber Orchestra, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Pop Portuguesa, Ensemble MPMP, Síntese Ensemble, Sepia Ensemble, entre outros agrupamentos tanto profissionais como académicos.
No contexto operático, para além de Maestro Convidado Principal do OperaFest Lisboa onde dirige a ópera principal do Festival desde a sua fundação, dirigiu a primeira edição do FIO - Festival Informal de Ópera, e foi Maestro Residente no Operosa Festival que teve lugar na Sérvia e no Montenegro. Dirigiu as estreias de uma dezena de óperas de compositores vivos. Participou numa série de masterclasses com foco em Ópera sob a tutoria do Maestro Carlo Rizzi, foi um dos 15 artistas convidados a participar na International Community Arts Academy, organizado em conjunto pela Berliner Philarmoniker, London Symphony Orchestra e Festival d’Aix-en-Provence, tendo também participado no workshop Opera in Creation durante o Festival d’Aix-en-Provence, tudo ao abrigo da European Network for Opera Academies. Foi Maestro Assistente do Coro da Dutch National Opera, e Maestro do Coro do Círculo Portuense de Ópera. Participou também na Masterclass em Direção de Orquestra com Mathias Pintscher, durante o célebre Festival de Lucerna.
Foi Maestro Assistente de Joana Carneiro, Jac van Steen, Vassily Petrenko, Pedro Carneiro, Marc Tardue, Sir Andrew Davis e Juanjo Mena tendo ainda trabalhado em masterclass com Neeme Jarvi, Jorma Panula, Juanjo Mena, Nicolas Pasquet, Sir Mark Elder, Jean-Sebastien Béreau e Paavo Jarvi, entre outros.
Enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou o curso de Konzertexamen na Hochschule fur Musik Franz Liszt, em Weimar, na classe dos Professores Nicolas Pasquet e Eckhart Wycik e terminou o Mestrado em Direcção na Royal Northern College of Music, onde estudou com Clark Rundell e Mark Heron. Licenciou-se em Direção de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra sob a tutoria do Maestro Jean Marc Burfin. Licenciou-se também em Piano pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto na classe de Constantin Sandu, tendo se apresentado em público inúmeras vezes em recital, música de câmara e com orquestra.
É laureado do Prémio Jovens Músicos, tanto em Música de Câmara como em Direção de Orquestra, foi lhe atribuído o Mortimer Furber Prize for Conducting, o Prémio Rotary Club da Foz, e uma bolsa da Yamaha Music Foundation for Europe.
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão