<

Voltar

Lara Martins
Lara Martins

Formada com distinção (BMus, 1st Class Honours) pela Guildhall School of Music and Drama, em Londres, completou ainda o programa para jovens cantores do Centre National d’Insertion Professionelle des Artistes Lyriques (CNIPAL), em Marselha.

A sua carreira teatral inclui atuações em vários palcos internacionais, com destaque para o papel de Carlotta Giudicelli em Phantom of the Opera, no Her Majesty’s Theatre, em Londres, espetáculo que integrou igualmente digressões na Grécia, Portugal, Médio Oriente e restante Europa. Em Lisboa, interpretou Eileen Sherwood em Wonderful Town e Cunegonde em Candide, ambas no Teatro Nacional de São Carlos. Outros trabalhos teatrais incluem Hopes and Fears no Arcola Theatre (Londres), Avariações em Londres, e o papel de Judith Keith em A Judia, apresentado no Teatro da Comuna, Teatro Joaquim Benite e ACTA – Companhia de Teatro do Algarve.

Na ópera, destacam-se os seus desempenhos como Rainha da Noite em A Flauta Mágica, Elvira em L’Italiana in Algeri, Elena em Il Capello di Paglia di Firenze e Princesa em O Gato das Botas, todos em produções do Teatro Nacional de Ópera (Portugal). Em Itália, interpretou Kristin em Julie no Teatro Comunale di Bolzano e participou como Quinta Criada em Elektra nos teatros de Modena, Ferrara, Piacenza e Bolzano. No Reino Unido, apresentou-se como Alice, a trapezista, em Circus Tricks (Tête-à-Tête Opera Festival), participou em Die Drei Pintos e interpretou a Princesa Hirvaia em Dick Whittington and his Cat, de Offenbach, no Bloomsbury Theatre, além de Flaminia em Il Mondo della Luna com a Opera East. Foi ainda Adina em L’Elisir d’Amore (Swansea City Opera), Sofia em Il Signor Bruschino (Opéra National de Bordeaux), Susanna em As Bodas de Fígaro (Teatro da Trindade, Lisboa), Despina em Così fan tutte (Teatro Rivoli, Porto) e Madame Siberklang em Der Schauspieldirektor (Festival Internacional de Música do Algarve).

Em concerto, apresentou-se como solista em Exsultate, jubilate de Mozart no Kremlin, Moscovo, e interpretou o Salve Regina de Schubert na Galeria Glazunov, também em Moscovo. Atuou em recital na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e interpretou as Bachianas Brasileiras nº 5 de Villa-Lobos no Festival Tibor Varga, na Suíça. Apresentou ainda as Sete Canções Populares Espanholas de Manuel de Falla com a Orchestre Philharmonique de Marseille, e participou em diversos concertos de gala na Ópera de Toulon, Ópera de Marselha, Ópera de Avignon e na Floral Hall da Royal Opera House, Covent Garden. Mantém uma colaboração regular com as principais orquestras portuguesas.

A sua atividade tem sido também divulgada em televisão e rádio, com transmissões em direto para a RAI (Itália), Antena 2 (Portugal) e RTP.

Foi distinguida com vários prémios ao longo da sua carreira, incluindo o Prémio Donizetti no Concurso Jaume Aragall, em Espanha, o English Song Prize e o Prémio Anne Wyburd da Guildhall School of Music and Drama, o segundo prémio no Concurso Internacional de Canto Iberian Voices e o primeiro prémio no Concurso de Interpretação de Música do Estoril.

2024/2025

Esta temporada

Wonderful town

02 Eileen Sherwood

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile