13
Nov
2024
Maria da Fonte
Augusto Machado
24/25_Maria da Fonte
©Carlos Pinto

«A Magnânima Rainha D. Maria II e o Cabral procederam a uma reorganização fiscal, com a exigência do recenseamento da propriedade e a introdução da contribuição predial, entre outros. Para mais informações, acedam à área fiscal em www.cabral.gov».

Bilhetes

Sinopse

No libreto contemporâneo de Ricardo Neves-Neves para a opereta Maria da Fonte, de Augusto Machado (1845-1924), percebemos a motivação para a Revolta do Minho nesta deixa do Chefe do Exército Real.

Figura de proa da revolta iniciada na região da Póvoa de Lanhoso, em 1846, Maria da Fonte, real ou ficcional, personificou o descontentamento e a insurreição do povo português face às medidas tomadas pelo autoritário Governo liderado por Costa Cabral durante o reinado de D. Maria II.

De regresso da sua temporada em França, onde se ligou a Massenet e a Saint-Saëns, o compositor Augusto Machado estava interessado em criar repertório a partir de factos históricos nacionais. A força de uma mulher que mobiliza um país e faz cair o Governo foi o ponto de partida para uma opereta com libreto de Batalha Reis, Gervásio Lobato e Eça Leal, estreada no Teatro da Trindade, em 1879. O Laboratório de Ópera Portuguesa recuperou esta obra esquecida, trazendo-a até aos nossos dias. O maestro João Paulo Santos organizou e reabilitou a partitura original, doada à Biblioteca Nacional pela bisneta do compositor. O libreto do texto falado, dado como perdido, foi recriado a partir do remanescente pelo encenador Ricardo Neves-Neves, num constante diálogo humorístico entre o século XIX e o século XXI.


 

Alinhamento

 

Ficha Artística

01 Direção musical e edição moderna da partitura

02 Encenação e libreto moderno

Ricardo Neves-Neves

03

04 Maestro titular do Coro

05

Orquestra ARTAVE

 

Preço: variável

Duração aprox.: 60 minutos

Class. etária: M/12

_


Integrado no FIATO – Festival Internacional de Arte e Ópera do Porto

Coprodução Laboratório de Ópera Portuguesa, Centro Cultural de Belém, Teatro do Eléctrico, Associação Égide e ARTAVE.



Paragens desta viagem:

Porto

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile