Bilhetes
Sinopse
Três Histórias para Crianças
Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos
15 de fevereiro de 2018, 14h e 15h30 (escolas)
17 de fevereiro de 2018, 11h (famílias)
Sessões para escolas: preço 3€ (apenas adquiríveis na bilheteira de São Carlos)
Sessão para famílias: preço 3€ para menores 12 anos e 5€ para maiores de 12 anos
Bilhetes a 3€ apenas podem ser adquiridos na bilheteira de São Carlos
Para mais informações contacte a bilheteira de São Carlos
T. +351 213253045/6 | Email. reserva.bilhetes@saocarlos.pt
Fátima Fonte (n. 1983) Era uma vez eu alface
Texto de Tiago Schwäbl (n. 1985)
Sara Ross (n. 1989) Uma história que começa pelo fim
Conto de Manuel António Pina (1943-2012)
Sofia Sousa Rocha (n.1986) A verdadeira Hidrostória do Elefonte
Conto de Mário João Alves
Narrador Mário João Alves
Direção Musical José Eduardo Gomes
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina Titular Joana Carneiro
Uma das muitas iniciativas lançadas em 2017 pelos Estúdios Victor Córdon foi o concurso para apuramento de três compositores com menos de 35 anos de idade para colaborarem com São Carlos e com a Companhia Nacional de Bailado. A adesão foi entusiástica, tendo-se registado não menos que 36 inscrições, apurando o júri três vencedoras: Fátima Fonte terminou em 2012 o mestrado em Composição no Conservatório de Música de Amesterdão, Sara Ross na Teesside, em Middlesbrough e Sofia Sousa Rocha na ESML com António Pinho Vargas. As três jovens compositoras, sob a orientação de Luís Tinoco, trabalharão obras para narrador e orquestra de câmara, cada uma delas com a duração aproximada de 15 minutos e especialmente concebidas para um auditório maioritariamente infantil. O magnífico Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos será o espaço onde decorrerá a aguardada estreia destas obras.
Sinopse de Era uma vez eu alface, de Fátima Fonte.
Era uma vez eu alface conta a trágica estória do mútuo amor corrosivo entre uma alface lactuca virosa – alface-se-eu-te-amasse! – e um molusco gastrópode – o caracol-caracol.
Ao fazer a música e o texto tivemos em conta o público do serviço educativo – crianças e famílias –, combinando a cada passo o sentido dramático e o lúdico.
O fundo trágico de amor impossível motivou citações musicais vindas de Wagner e Purcell, que funcionam também como uma referência ao facto de estarmos numa casa de ópera – o Teatro Nacional de São Carlos.
Por outro lado, uma intenção desde o início foi brincar com os elementos sonoros da linguagem, algo que as crianças (mas não só) sabem fazer tão bem, sendo que estas partes estão tratadas de modo mais rítmico na escrita musical e na forma de dizer do narrador.
Esperamos assim que cada um possa usufruir de diferentes aspetos do texto e música ao longo das surpreendentes aventuras da alface-se-eu-te-amasse e do caracol-caracol.
Sinopse de Uma história que começa pelo fim, de Sara Ross.
Todos sabemos que os contos de príncipes e princesas acabam felizes para sempre, certo? Mas… e depois disso? Aos príncipes desta história surge a dúvida: estão mesmo felizes? Como podem saber se estão mesmo felizes se estão sempre felizes, sem nunca sentir outra coisa?
É perante esse dilema que, com muita música, humor e poética à mistura, somos levados a acompanhar uma real e verdadeira busca da… felicidade?
Sinopse de A verdadeira Hidrostória do Elefonte, de Sofia Sousa Rocha.
O que é uma hidrostória? E o que é um Elefonte? Boas perguntas. Coisas estranhas, provavelmente, como o são a própria água (uma coisa incolor que nos escapa das mãos) ou um elefante (um pedaço de carne com uma carapaça cinza, que tem um apêndice estranho entre dois parênteses de marfim). O mundo é do tamanho que nós quisermos. Se fecharem os olhos e ouvirem a música da Sofia, veem um lago imenso, veem um exótico Elefeito, veem… veem um admirável mundo novo.
Mário João Alves
O conto de Mário João Alves é uma fonte inesgotável de ideias. As palavras novas, resultantes de aglutinações de palavras já conhecidas, criam uma teia de trocadilhos quase constantes e muito bem-humorados. As imagens suscitadas pelo texto são também introspetivas, quase poéticas. Abre-se espaço para a música que, por meio da orquestra e de alguns instrumentos que dela se destacam mais particularmente, procura sublinhar os diversos momentos da hidrostória do Elefonte.
Sofia Sousa Rocha
3 Obras em estreia,
encomendas EVC/TNSC
Classificação etária
M/6
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão