temporada lirica teatro nacional de sao carlos turandot coliseu dos recreios e coliseu do porto - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
temporada lirica teatro nacional de sao carlos turandot coliseu dos recreios e coliseu do porto - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
Turandot, de Giacomo Puccini {1858-1924} Ópera em três atos, com libreto de Giuseppe Adami {1878-1946} e Renato Simoni {1875-1952} versão cénica 19 de outubro de 2017 Coliseu dos Recreios Lisboa, 20h 21 de outubro de 2017 Coliseu do Porto, 20h …

Bilhetes

Sinopse

Turandot, de Giacomo Puccini {1858-1924}
Ópera em três atos, com libreto de Giuseppe Adami {1878-1946} e Renato Simoni {1875-1952}
versão cénica


19 de outubro de 2017
Coliseu dos Recreios Lisboa, 20h


21 de outubro de 2017
Coliseu do Porto, 20h


Direção Musical Domenico Longo
Encenação Annabel Arden
Cenografia e Figurinos Joanna Parker
Desenho de Luz Richard Moore

Turandot Elisabete Matos
Calaf Rafael Rojas
Altum Carlos Guilherme
Timur Stephen Richardson
Liù Dora Rodrigues
Ping Diogo Oliveira
Pang Sérgio Martins
Pong João Pedro Cabral
Um mandarim Manuel Rebelo

Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro Titular Giovanni Andreoli

Coro Juvenil de Lisboa
Maestro Titular Nuno Margarido Lopes

Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina Titular Joana Carneiro

Produção Opera North


Na mitologia, na lenda ou no drama, o herói é confrontado com uma qualquer espécie de adivinha: ele terá de saber um facto recôndito, interpretar um significado arcano ou escolher o cofre certo. Em Siegfried, Mime faz três perguntas a Wotan, e em Turandot a princesa propõe três enigmas ao príncipe da Tartária às quais deverá responder acertadamente, ou será decapitado e a sua cabeça exposta no alto das muralhas da Grande Cidade Violeta. Tema anteriormente abordado por Antonio Bazzini em 1867, e Ferruccio Busoni em 1917, a Turandot de Puccini desenrola-se num mundo de exotismo cruzado de símbolos e de máscaras da commedia dell’arte. Numa luta entre duas personalidades dominadoras, cada uma delas determinada a conquistar a outra, a doce escrava Liù mata-se para salvar o príncipe das intenções assassinas de Turandot. É precisamente nessa altura do drama que Puccini morre e deixa a sua obra inacabada. Coube a Franco Alfano a difícil tarefa de completar o final, quando Turandot, a princesa de gelo, cede lugar à terna amante do príncipe das paragens longínquas, o único capaz de desvendar os três enigmas. Depois de Nabucco e de Tristan und Isolde, Elisabete Matos regressa a São Carlos pela terceira vez consecutiva no papel titular de Turandot numa aclamada produção da Opera North que ‘The Telegraph’ classificou de ‘triunfo completo’.


 

 

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile