<
Voltar
Cláudio Ferreira é um jovem maestro português, vencedor do 2.º prémio na categoria de Direção de Orquestra do Prémio Jovens Músicos (2022).
Na temporada 2023, estreou-se como maestro convidado da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra do Algarve e da Orquestra do Norte. Em 2024, teve a sua estreia com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Nos últimos anos, foi frequentemente convidado a dirigir a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Clássica do Centro e a Orquestra e Coro do Projeto Xiquitsi, em Maputo-Moçambique.
Apresentou-se em concerto com a distinta solista internacional Elisabete Matos, dirigindo árias de ópera de Verdi, Boito e Puccini, e foi assistente do maestro Baldur Brönnimann na apresentação em concerto da Sinfonia n.º 4 de Charles Ives, com a OSP/Casa da Música.
Em 2018, realizou uma edição crítica à obra Suite Africana do compositor português do séc. XX Frederico de Freitas, posteriormente publicada pela AVA Musical Editions.
Possui quatro mestrados na área da música – Ensino de Música, Pedagogia do Instrumento, Teoria e Formação Musical, e Direção, este último pela Universidade de Aveiro, onde foi aluno do maestro Ernst Schelle.
Trabalhou ainda a sua técnica de direção de orquestra com o maestro Pedro Neves. Iniciou os estudos musicais na Banda Bingre Canelense, prosseguindo a sua formação em trombone no Conservatório de Música de Aveiro.
Desde 2014, é maestro titular e diretor artístico da Orquestra Juvenil de Viseu, uma parceria entre o Município de Viseu e o Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão.
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão