Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular
Giampaolo Vessella
Giampaolo Vessella
©Fábio Cunha

Estudou trombone, composição, música coral e direção coral no Conservatório de Música Giuseppe Verdi, em Milão. Teve aulas particulares de canto e órgão. Paralelamente aos seus estudos musicais, estudou filosofia na Università degli Studi, em Milão.

De dezembro de 2016 a janeiro de 2021, foi maestro do Coro da Devlet Opera Ve Balesi de Ancara, e de janeiro de 2018 a janeiro de 2021 desempenhou as funções de orientador vocal do Coro da Rádio e Televisão da Turquia.

Simultaneamente à sua carreira como barítono solista (www.giampaolovessella.it), prosseguiu a atividade como maestro de coro, a partir de 1993, quando criou o Schola Cantorum «Cantate Domino» de Carbonate (Itália). Com este agrupamento, além do serviço litúrgico na Igreja Paroquial de S. Maria Assunta, dedicou-se ao estudo da polifonia renascentista e participou em diversos concertos, festivais corais e eventos musicais. Em 1996 fundou o Coro «Euphonia», em Carbonate (Itália), do qual foi diretor artístico e orientador vocal até 2006.

Destacam-se os 220 concertos em que participou com este grupo, com um repertório que foi do canto gregoriano à polifonia renascentista do sagrado e profano, passando igualmente por importantes obras do período Barroco até à música mais contemporânea. Foram várias as obras e peças adaptadas para este ensemble, de autores como Alberto Soresina e Gianni Possio, e criado também um ensemble orquestral para a interpretação destas novas composições.

O Coro «Euphonia» foi levado à descoberta do mundo da ópera, tendo interpretado, ao longo dos anos, os mais importantes títulos do repertório melodramático (de Mozart a autores veristas), apresentando-se em cena em grandes produções operáticas em teatros italianos e estrangeiros. Destas apresentações resultaram relevantes colaborações com diretores de orquestra, pianistas, solistas, organistas e agrupamentos orquestrais. De janeiro de 2002 a 2016 dirigiu o Coro Lirico dell’Associazione Musicale Calauce de Calolziocorte (Itália) com o qual se apresentou em mais de 140 produções de ópera completas, com cenários e guarda-roupa, em Itália e no estrangeiro. De 2006 a 2016, dirigiu o histórico coro lírico «Corale Arnatese» em Gallarate, e de setembro de 2012 a 2015 foi o maestro do Coro Operístico de Mendrisio (Suíça).

Em 2015 fundou o Coro Sinfónico Ticino.

Durante vários anos lecionou técnica, pedagogia e didatismo de canto para maestros de coro, em cursos organizados pela Unione Società Corali Italiane, na sua delegação de Varese, da qual foi membro do Comité Artístico. Orientou vocalmente bailarinos e artistas musicais, entre os quais Maura Paparo e os seus alunos de dança.

Como freelancer, orienta grupos corais e prestigiados coros de câmara (Ameride Festival 2011, em São Lourenço, no Brasil, e Choralp em Briancon, em França), é membro de júri de concursos internacionais de coros em Itália, entre outros, como por exemplo, do Festival Internacional de Coros de São Lourenço, no Brasil, e do «III Seminario di Capacitatión Musical», em San Cristóbal (Venezuela). É regularmente convidado, por ensembles e coros, a orientar masterclasses e cursos de canto, tanto em Itália como no resto do mundo.

Destacam-se alguns dos coros internacionais com os quais já colaborou: Salt Lake Choral Artists (Salt Lake City, Utah, EUA); Coro «Sette Laghi» de Varese (Itália); Coro «Brianza» de Missaglia (Itália); Coro «Il Rifugio» de Seregno (Itália); e grupo coral «Arnica» de Laveno-Mombello, também em Itália.

2024/2025

Esta temporada

Cenas do Fausto de Goethe

03 Maestro titular do Coro

Concerto de Natal

03 Maestro titular do Coro

Concerto de Páscoa

03 Maestro titular do Coro

Cores de Natal

03 Maestro Titular do Coro

Grandes Coros de Ópera

03 Maestro titular do Coro

Il trionfo del tempo e del disinganno

06 Maestro titular do Coro

Jenůfa

06 Maestro titular do Coro

L'elisir d'amore

06 Maestro titular do Coro

Madrigais Camonianos

02 Direção Musical

Maria da Fonte

04 Maestro titular do Coro

O rouxinol

04 Maestro titular do Coro

Requiem da Guerra

05 Maestro titular do Coro

Sinfonia n.º 13 de Chostakovitch

03 Maestro titular

Sinfonia n.º 8 «sinfonia dos mil»

03 Maestro titular

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile