Violinos I
Tutti
Jorge Gonçalves
Jorge Gonçalves
©Fábio Cunha
Barros, Grândola, Portugal

1958

Entrada no corpo artístico

2003

As suas recordações do Teatro Nacional de São Carlos remontam aos anos 70, com as grandes produções operáticas da época.

Estudou violino no Conservatório Nacional de Lisboa, onde concluiu o curso superior em 1980, tendo no seu percurso tido como principais mentores François Broos, Mário Ferraris, Calvin Sieb, Lídia de Carvalho e Czani Bella.

Tem tido uma carreira internacional de relevo, tendo representado Portugal na Orquestra Mundial Portuguesa, entre 1979 e 1981, apresentando-se em países como Suécia, Inglaterra, Coreia do Sul, Japão e Suíça. Em Itália, onde se estabeleceu por quase uma década, colaborou com grandes teatros e formações como o Toscanini Parma, o Verdi Trieste, a Arena de Verona, o Petruzzelli Bari, e a Sinfonica de L'Aquila,de SanRemo e a Orquestra internazionale d' Itália.

Enquanto membro fundador dos quarteto e quinteto Lusitânia, Lusitânia ensemble, Quintos Lusitânia V, fez digressões em quase toda a Europa, África, Turquia e Brasil, e assinou arranjos para o grupo Madredeus, com o qual também fez várias digressões internacionais como intérprete.

2024/2025

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile