<

Voltar

Rinaldo Zhok
Rinaldo Zhok

Rinaldo Zhok nasceu em Trieste, em 1980, e recebeu as primeiras aulas de piano da sua mãe, aos sete anos de idade. Estudou posteriormente durante cinco anos com Clara Lenuzza, a quem deve grande parte da sua formação, e obteve o diploma com a classificação máxima, sob a sua orientação, no Conservatório Giuseppe Tartini, em Trieste, aos 18 anos. Concluiu mais tarde o diploma com distinção na Accademia di Santa Cecilia, em Roma, sob a orientação de Sergio Perticaroli e Stefano Fiuzzi.

Desde sempre demonstrou uma grande paixão pela música de câmara, com especial interesse pelo repertório para piano a quatro mãos. Em duo com Cristina Santin, desenvolveu uma carreira significativa, tendo estudado na Hochschule für Musik und Theater de Munique com o célebre duo Yaara Tal e Andreas Groethuysen. Prosseguiu os estudos com Boris Bloch, um dos mais importantes herdeiros da escola pianística de Dmitri Bashkirov, obtendo o diploma de concerto (“Konzertdiplom”) na Folkwang Universität, em Essen.

Teve ainda oportunidade de trabalhar com músicos de renome como Lazar Berman, Aldo Ciccolini, Dario De Rosa, Pier Narciso Masi, Mauro Minguzzi e Riccardo Zadra.

Tem-se apresentado em concerto como solista, em música de câmara e com orquestra em países como Itália, Áustria, França, Espanha, Alemanha, Noruega, Polónia, Eslovénia e Hungria, sendo sempre muito elogiado pela crítica. Em 2012, realizou mais de vinte concertos em Espanha, além de várias actuações na Noruega e em Itália. A sua vasta experiência no domínio da música de câmara e da música vocal valeu-lhe, por parte da crítica, o reconhecimento como um dos pianistas mais ecléticos e completos da sua geração.

Colabora regularmente com jovens talentos em ascensão, como Massimiliano Milani, primeiro clarinetista da Orquestra Filarmónica da Eslovénia, e a violinista Ana María Valderrama.

Foi distinguido com diversos prémios em concursos internacionais de piano, tanto na vertente a solo (Concurso Internacional “F. Mendelssohn” para Jovens Pianistas – Munique, 2003; Concurso Internacional “Halina Czerny-Stefańska in memoriam” – Poznan, 2008; Concurso Internacional “Performance without limits” – Lodz, 2013), como em música de câmara (Concurso Internacional “Giulio Viozzi” – Trieste, 2001; Concurso Internacional “Camillo Togni” para duos de piano e música de câmara; Concurso Internacional “Roma 2005” para duo de piano; T.I.M. – Torneio Internacional de Música, 2006).

2024/2025

Esta temporada

Around Classic

02

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile