<
Voltar
Rita Castro Blanco é uma das eminentes maestrinas portuguesas da sua geração, tendo-se estreado com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica de Espinho e MPMP. De Setembro de 2019 a Janeiro de 2022, deteve o posto de Maestrina Titular da Huddersfield Philharmonic Orchestra.
Para além das numerosas estreias, a jovem maestrina colaborou profissionalmente como Assistente de Nuno Coelho (Orquestra Gulbenkian, JONDE), Joana Carneiro (Orquestra Sinfónica Portuguesa) e Clark Rundell (Orquestra Gulbenkian). Durante os seus estudos no Royal Northern College of Music fez também assistências nas orquestras BBC Philharmonic, Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, Manchester Camerata e Hallé, para maestros como Sir Mark Elder, Vasily Petrenko, Elim Chan, John Storgards, Joana Carneiro, Ed Gardner e Simone Young.
Desde o início dos seus estudos tem vindo a participar em masterclasses com as orquestras da Royal Opera House, London Sinfonietta, Stavanger Symphony Orchestra e Balthasar Neumann Essemble. No passado verão foi Conducting Fellow no conceituado Festival de Tanglewood, tendo também integrado o Mentorship for Women Conductors do Festival de Aix-en-Provence e a Conducting Fellowship no Festival de Lucerne, ambos em 2021.
Os seus mais recentes compromissos incluem concertos com a Lucerne Festival Contemporary Orchestra, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Real Filharmonía de Galicia.
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão