16
Abr

-

17
Abr
2025
Concerto de Páscoa
24/25_Concerto de Páscoa
©Bruno Simão

Um Requiem Alemão, uma obra de consolo para quem vive enlutado

Bilhetes

Sinopse

«Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.»

Mateus 5:4

 

Johannes Brahms (1833-1897) foi muito claro nas palavras iniciais do seu Requiem Alemão – trata-se de uma obra de consolo para quem vive enlutado.

O compositor alemão era bastante reservado e dizia que se revelava através da música. Observando a sua vida, vemos que duas mortes o marcaram profundamente – a do seu mentor, o compositor Robert Schumann, em 1856, e a da sua mãe, em 1865. A perda destas duas figuras centrais foi o catalisador para a composição da monumental obra-prima coral-sinfónica, concluída em 1868.

O título Ein Deutsches Requiem, com o artigo indefinido Ein (Um) no início, é uma homenagem aos compositores que o precederam, e o Deutsches indica a língua alemã em que foi escrita, por oposição ao latim. Mas o Requiem de Brahms em tudo difere da missa de mortos, a começar pelo uso de textos escolhidos por Brahms do Antigo e Novo Testamentos, passando pela sua estrutura e terminando no enfoque sobre o consolo dos vivos, por oposição à salvação das almas dos mortos no rito católico.

A obra tem uma estrutura simétrica em 7 andamentos. No pungente 2.º andamento, ouvimos uma marcha fúnebre, com material musical de uma sinfonia que Brahms não concluiu. No 3.º, o barítono solista interpela Deus e manifesta o seu medo antes de nos dar confiança. No 6.º andamento, surge finalmente a palavra morte, na Carta aos Coríntios 15:55: «Onde está, ó morte, o teu aguilhão?» Os andamentos de fora e os andamentos centrais confortam-nos. O consolo vem sob a forma de alegria, de descanso e de ternura de mãe, no 5.º andamento com soprano solista, por muitos considerado o ponto alto do Requiem.

A estreia, em fevereiro de 1869, marcou uma viragem na vida de Brahms, cuja reputação e fama de grande compositor subiram exponencialmente até aos nossos dias.

 

 

 

Alinhamento

Johannes Brahms, Ein Deusches Requiem / Um Requiem Alemão, op. 45 (1857-1868)

 

Ficha Artística

Preço: variável

Duração aprox.: 70 minutos

Class. etária: M/6

Paragens desta viagem:

Almada
Lisboa

Solistas

Solistas

Selecionar sessão

Qua

16

  

Abr

  

2025

  

21:00
Qua

16

  

Abr

  

2025

  

21:00

  

Almada
Qui

17

  

Abr

  

2025

  

20:00

  

Lisboa

-

Breves Palavras

Lorem ipsum dolor sit amet

-

Sessões do Programa

Concerto
16
Abr
2025
21:00
Almada
Teatro Municipal Joaquim Benite
Concerto
17
Abr
2025
20:00
Lisboa
Centro Cultural de Belém

Bilhetes

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile