Obras há que provocam ondas.
Bilhetes
Sinopse
Obras há que provocam ondas. Uma delas é seguramente The beggar’s opera de John Gay, de 1728, que satirizava ferozmente as injustiças sociais, a corrupção e a predominância da opera seria italiana nos palcos londrinos. Esta obra viria a inspirar vários compositores no século XX e o presente programa é prova disso.
Em primeiro lugar, surgirá Darius Milhaud. Este compositor escreveu em 1937 uma adaptação em francês da peça de Gay para a Radio Marseille, de que adaptou depois vários números para uma obra para pequena orquestra intitulada Le Carnaval de Londres.
A Ópera de 3 vinténs, estreada em 1928 em Berlim, uma das mais conhecidas e populares concretizações da dupla Brecht/ Weill, também se inspirou principalmente na obra de John Gay. Aqui, oferecia-se-nos uma crítica socialista ao capitalismo, com música que mostrava influências de jazz e de elementos de dança citadina em voga na Alemanha pré-nazi. Kurt Weill escreveu, pouco depois, a Kleine Dreigroschenmusik (Pequena música de 3 vinténs), suíte instrumental com alguns dos mais conhecidos números da ópera.
Alinhamento
Darius Milhaud, Le Carnaval de Londres, op. 172
Kurt Weill, Kleine Dreigroschenmusik
Ficha Artística
Preço: variável
Duração aprox.: 60 minutos
Class. etária: M/6
Paragens desta viagem:
Breves Palavras
Fique a conhecer melhor o programa do concerto na apresentação do maestro João Paulo Santos. Iremos ao detalhe do programa, falando dos compositores e da sua música.
Entrada livre e exclusiva na compra do bilhete para o concerto.
-
Sessões do Programa
Bilhetes
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão