Das invasões Napoleónicas à Primeira Guerra Mundial
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Sinopse
O que pode a música fazer em torno da guerra e da violência? Exaltar, lamentar, consolar. As perspetivas variam conforme os tempos e os autores.
A 21 de junho de 1813, o marquês de Wellington, Arthur Wellesley, dirigiu as vitoriosas tropas britânicas e ibéricas na batalha que ocorreu no País Basco espanhol. Esta derrota francesa inspirou Beethoven (1770-1827) a escrever uma obra musical que humilhasse o imperador francês, Napoleão Bonaparte. Beethoven expandiu a orquestra até à centena de músicos, incluindo na partitura a indicação precisa para o disparo de canhões. A primeira parte descreve uma batalha e opõe a melodia Rule Brittania à canção popular francesa Malbrough s'en va-t-en guerre. Na segunda parte, pode ouvir-se o hino God Save the King.
O compositor francês Charles Gounod (1818-1893) nasceu depois das batalhas napoleónicas, mas a guerra Franco-Prussiana marcou-o diretamente. Exilado em Inglaterra, foi convidado para compor uma obra coral para a abertura da Exposição Internacional de Londres, em 1871, Gounod referiu que a música de Gallia «explodiu na sua cabeça como um projétil de artilharia». Trata-se de um motete no qual reconhecemos a escrita romântica de Gounod, cujo texto, em latim e francês, cita as bíblicas Lamentações de Jeremias.
The Spirit of England, opus 80 de Edward Elgar (1857-1934) é, também, uma grandiosa obra coral sinfónica para soprano. A sua génese partiu de uma antologia de poemas sobre a guerra, editada em 1914 por Lawrence Binyon. Os três andamentos correspondem aos poemas «For the Fallen», «To Women» e «The Fourth of August». A obra foi completada em 1917 e, ao contrário do caráter patriótico e triunfante que alguns esperavam, Elgar optou pela dor contida, mas presente, carregada de compaixão e dignidade.
Benjamin Britten, compositor britânico que viveu na segunda metade do século XX, confessou que foi esta obra de Elgar que serviu de inspiração para o seu Requiem da Guerra, apresentado em janeiro último.
Alinhamento
Ludwig van Beethoven Wellingtons Sieg, op.91
Charles Gounod Gallia
Edward Elgar The Spirit of England, op. 80
Ficha Artística
01 Direção Musical
02
03 Maestro Titular do Coro
04
Duração aprox.: 60 minutos
Class. etária: M/6
Parceria com o Teatro Aberto
Integrado no Ciclo dedicado à Guerra
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