«Babi Yar»
Bilhetes
Sinopse
Dmitri Chostakovitch (1906-1975), na 13.ª Sinfonia, e Andreia Pinto-Correia (1971), em Xántara, usaram a orquestra para revelar locais e eventos.
Andreia Pinto-Correia, compositora portuguesa que vive nos EUA, evoca musicalmente o ambiente misterioso que envolve Sintra, a bruma do mar a cobrir o verde da serra.
Também conhecida por Sinfonia Babi Yar, a 13.ª Sinfonia de Chostakovitch homenageia as vítimas silenciosas do massacre de Babi Yar, das atrocidades da guerra e do estalinismo.
Babi Yar é o nome de uma ravina em Kiev onde cerca de 100.000 pessoas, na sua maioria judeus, foram massacradas em setembro de 1941 pelas tropas nazis. Dois anos depois, as provas das barbaridades cometidas foram destruídas, mas o massacre ficou na memória do povo, comentado em voz baixa.
Passadas duas décadas, o poeta russo Yevgeny Yevtushenko visitou o local e ousou quebrar o silêncio no poema que começa com a frase «Não há um monumento por cima de Babi Yar». Publicado em 1961, Babi Yar ecoou fortemente em Chostakovitch, que compôs uma cantata que se tornaria o 1.º andamento da sinfonia para voz solista, coro masculino e grande orquestra. Os restantes andamentos também partem de poemas de Yevtushenko: se o 1.º refere o massacre de Babi Yar, o 2.º fala do Humor como forma de resistência. Na «Loja», o 3.º andamento evoca a força das mulheres russas que, para além de trabalharem, aguentavam longas horas nas filas para conseguir comida. O poema «Medos», escrito a pedido do compositor, fala abertamente do clima de terror do período estalinista, e o andamento final, «Uma Carreira», critica o silêncio cúmplice dos censores, que assim garantiam uma vida sem sobressaltos.
A estreia da sinfonia esteve envolta em ameaças e o poeta optou por alterar alguns versos considerados polémicos. O memorial de Babi Yar foi construído em 1976, quase um ano após a morte de Chostakovitch.
Alinhamento
Dmitri Chostakovitch, Sinfonia nº 13 em Si bemol menor, op. 113
Andreia Pinto-Correia, Xántara
Ficha Artística
01 Direção Musical
02
03 Maestro titular
04
Preço: variável
Duração aprox.: 60 minutos
Class. etária: M/6
Paragens desta viagem:
Solistas
Breves Palavras
Conversa pré-concerto
Fique a conhecer melhor o programa do concerto na Conversa pré-concerto com o musicólogo convidado, Bernardo Mariano. Iremos ao detalhe do programa, falando dos compositores e da sua música.
___
Foyer do segundo piso do grande auditório
Domingo, 24 nov | 16h30
Entrada livre e exclusiva na compra do bilhete para o concerto
-
Sessões do Programa
Bilhetes
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão