Bilhetes
Sinopse
22 DE DEZEMBRO DE 2020 — 20H
Sala Principal do Teatro Nacional de São Carlos
Concerto de Natal Coro do TNSC
Gallia
Charles Gounod
Drei geistliche Lieder op. 96
Felix Mendelssohn
La Foi, L’Espérance, La Charité
Gioachino Rossini
Noël CG 184
Charles Gounod
O Divine Redeemer
Charles Gounod
Minuit, chrétiens
Adolphe Adam
Soprano Susana Gaspar
Meio-soprano Cátia Moreso
Piano Joana David
Órgão e harmónio Nuno Margarido Lopes
Direção musical João Paulo Santos
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(Maestro assistente Kodo Yamagishi)
A poucos dias do Natal, um concerto com obras de grandes compositores italianos, alemães e franceses do século XIX mergulhadas no espírito desta data festiva — um Natal romântico.
O programa inicia-se com música de Charles Gounod, compositor que nos legou inúmeras canções sacras. Curiosamente, a sua primeira obra em programa, Gallia, um moteto para soprano, coro, orquestra e órgão, é mais propriamente um Lamento nascido da comoção sentida pela derrota militar francesa de 1870. A estreia deu-se no ano seguinte. De Gounod ouviremos ainda Noël, para soprano solo e coro misto, escrita e estreada em 1866, e Repentir (O Divine Redeemer), a última canção sacra do compositor, a sua última obra para voz e orquestra e uma das últimas da sua produção. A obra, com poema do músico, apresenta todo o habitual poder do seu melodismo.
De Felix Mendelssohn ouviremos os Drei geistliche Lieder op. 96, três canções sacras escritas para coro misto e solista começaram a ser escritas em 1840 e tiveram a sua primeira execução no Dia de Reis de 1843 na cidade de Bona.
Os três conhecidos coros de Rossini sobre as Três Virtudes Teologais – La Foi, L’Espérance, La Charité – estrearam na sua versão francesa a 20 de novembro de 1844 em Paris. A música dos dois primeiros é uma adaptação de coros escritos por Rossini e o terceiro coro foi composto em 1844 sob texto de Louise Colet. A invenção melódica, sempre poderosamente emotiva, e o fervor operático estão obviamente, como sempre em Rossini, presentes nas três obras.
Adolphe Adam, o autor da música do bailado Giselle, deixou-nos um dos mais universalmente amados cânticos de Natal de todo o planeta: Minuits, chrétiens. Apesar de muito mais conhecido pelo título inglês O Holly Night, a obra foi escrita sobre um texto francês de Placide Cappeau que alude à noite de Natal.
Classificação etária M/6
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão