Concerto 24 abril 2021 - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
Concerto 24 abril 2021 - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
Teatro Nacional de São Carlos Salão Nobre 24 de abril de 2021, 11h Concerto Orquestra Sinfónica Portuguesa Wolfgang Amadeus Mozart, Concerto nº 2 em Mib Maior para trompa e orquestra K.417 Franz Schubert, Sinfonia n.º 5 em Si bemol Maior …

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Sinopse

Teatro Nacional de São Carlos
Salão Nobre
24 de abril de 2021, 11h
Concerto Orquestra Sinfónica Portuguesa


Wolfgang Amadeus Mozart, Concerto nº 2 em Mib Maior para trompa e orquestra K.417
Franz Schubert, Sinfonia n.º 5 em Si bemol Maior D. 485
Aaron Copland, Concerto para clarinete


Cândida Oliveira Clarinete
Paulo Guerreiro Trompa
José Eduardo Gomes Direção Musical
Orquestra Sinfónica Portuguesa


O Concerto em Mi bemol Maior K. 417 de Mozart, o segundo da série de quatro concertos para trompa e orquestra, foi terminado em 1783, dez anos antes da abertura do Teatro de São Carlos. É o único dos quatro concertos a ter trompas em ripieno, isto é, trompas não solistas incluídas na orquestra.
A Sinfonia n.º 5 de Schubert teve a primeira audição pública em Viena apenas em 1841, treze anos após a morte. Fora composta em 1816 e nela Schubert sintetizou a sua linguagem — clareza formal, riqueza contrapontística, transparência de orquestração, além da habitual riqueza melódica — e assumiu o modelo mozartiano. O compositor vivia então um período de grande entusiasmo pelo autor de D. Giovanni. No seu diário desse ano de 1816 escreveu: «Mozart! Imortal Mozart! Como soubeste imprimir nas nossas almas impressões de uma vida mais luminosa e melhor!».
O Concerto para clarinete de Copland foi escrito entre 1947 e 1949 e surgiu por encomenda do conhecido clarinetista de jazz Benny Goodman, que viria a tocar o concerto várias vezes (e a gravá-lo) sob a direção de Copland; este, aliás, considerava a gravação que os dois fizeram do concerto o seu melhor registo de sempre. A obra depressa se estabeleceu no repertório de todos os grandes clarinetistas. Copland, naturalmente, incorporou muitos elementos do universo do jazz neste concerto: o final, uma coda que termina com um glissando do clarinete, é uma óbvia homenagem.


 

 

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