Bilhetes
Sinopse
Concerto de Câmara
Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos
28 de outubro de 2017
18h
Sinfonia N.º 26 em Mi Bemol Maior, K184
Wolfgang Amadeus Mozart
Sinfonia Concertante em Si Bemol Maior
Joseph Haydn
Sinfonia N.º 2 em Ré Maior, OP.36
Ludwig van Beethoven
A Sinfonia n.º26 em Mi bemol, K.184 com três andamentos, foi completada em Salzburgo em março de 1773 por Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1891) após o regresso da sua terceira digressão por Itália. Obra séria com uma atmosfera dramática, o primeiro andamento, Molto presto, enfatiza a tonalidade de Mi bemol, seguido por um Andamento em Dó menor com uma intervençao relevante para os primeiros violinos. O terceiro e último andamento, Allegro, está escrito em forma tripartida com uma exposição central que recorre ao já escutado no início do primeiro andamento.
A Sinfonia Concertante em Si bemol maior de Joseph Haydn (1732–1809) foi escrita em Londres no início de 1792. O manuscrito pressupõe que terá sido composta apressadamente e que a estreia, muito auspiciosa, ocorreu em março do mesmo ano.
Os quatro andamentos da Sinfonia n.º 2 em Ré maior, Op. 36, de Ludwig van Beethoven (1770–1827), foi composta entre 1801 e 1802, numa altura em que a sua surdez se tornava cada vez mais pronunciada. A sinfonia, dedicada ao seu patrono, o príncipe Lichnowsky, foi estreada no Theather and der Wien, em 1803, e dirigida pelo próprio compositor num concerto totalmente preenchido com obras suas, entre as quais a oratória “Cristo no Monte das Oliveiras”, hoje raramente apresentada.
Oboé Ricardo Lopes
Fagote David Harrison
Violoncelo Carolina Matos
Violino Pedro Meireles
Direção musical Jan Wierzba
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
maestrina titular JOANA CARNEIRO
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão