Bilhetes
Sinopse
CONCERTO DE CÂMARA
Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos
18 de maio, 20h
Wolfgang Amadeus Mozart
Sinfonia Nº 1
Felix Mendelssohn
Concerto em Ré menor para violino e orquestra
Ludwig van Beethoven
Sinfonia Nº1
Violino e direção musical
Anthony Marwood
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina titular Joana Carneiro
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) era já um menino-prodígio conhecido na Europa quando escreveu, apenas com oito anos de idade, a Sinfonia n.º 1 em Mi bemol, K.16, onde podemos apreciar o engenhoso exercício melódico e vivacidade rítmica, bem como a influência de seu pai e de Johann Christian Bach, que Mozart conheceu durante a sua digressão a Inglaterra.
Ao mencionarmos uma obra para violino de Félix Mendelssohn (1809-1847) ocorre-nos imediatamente o maravilhoso Concerto para violino e orquestra de cordas em Mi menor, op64. Porém, na década de 1950, o violinista Yehudi Menuhin descobriu um outro que o compositor escreveu com apenas 13 anos de idade: o Concerto para violino e orquestra de cordas em Ré menor que, a exemplo do concerto em Mi menor, é igualmente estruturado em três andamentos de desenho profundamente clássico. Esta obra de juventude foi oferecida pela família do compositor ao ilustre violinista Ferdinand David que, curiosamente, estrearia como solista o Concerto para violino em Mi menor, a 13 de março de 1844, em Leipzig.
Ludwig van Beethoven (1770-1827) escreveu a sua Sinfonia n.º 1 em Dó maior, Op. 21 em Viena entre 1799 e 1800 e estreou-a no Burgstheater da mesma cidade a 2 de abril de 1800. Apesar de ser a mais conservadora de todas as suas sinfonias, nela Beethoven anuncia já novos caminhos para as suas obras posteriores. A sinfonia é dedicada ao Barão van Swieten, melómano e amigo de Mozart.
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão