Bilhetes
Sinopse
FESTIVAL DE NATAL
CONCERTO FAMÍLIAS
Teatro Nacional São Carlos
3 de dezembro às 16h00
Serguei Prokofiev
Pedro e o Lobo, op. 67
Benjamin Britten
The Young Person’s Guide to the Orchestra, op. 34
Narração
Pedro Wallenstein
Direção Musical
Natalie Murray Beale
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina titular Joana Carneiro
“Uma receção pouco auspiciosa, com pouco público e que não atraiu quase nenhuma atenção…”, eis o que Sergei Prokofiev escreveu no seu diário no dia a seguir à primeira audição em 2 de maio de 1936 de Pedro e o Lobo, op. 67, obra que lhe fora encomendada por Natalya Sats e pelo Teatro Central para Crianças de Moscovo e cujo propósito era o de cultivar o gosto musical das crianças logo …no primeiro ano escolar.
Entusiasmado com a encomenda, Prokofiev completou a partitura em apenas 2 semanas, dela resultando uma obra musical muito divertida, construída como uma introdução da criança à orquestra, e onde cada personagem da história é representada por um instrumento diferente ou por um grupo de instrumentos.
Outra obra com objetivos pedagógicos é The Young Person’s Guide to the Orchestra, op. 34 escrita por Benjamin Britten a pedido do Ministério da Educação para ilustrar a curta-metragem educacional Instruments of the Orchestra, e cuja versão sinfónica foi estreada mais tarde em Liverpool, em outubro de 1946. A obra é sub-titulada Variations and Fugue on a theme by Purcell, uma vez que Britten se inspirou no majestoso rondeau de Abdelazer, obra dramática deste compositor dos finais do século XVII, como tema para um conjunto de variações onde os temas são por toda a orquestra e posteriormente reexpostos pelos diferentes naipes da orquestra. Ao fazer isto, Britten evidencia os diferentes timbres dos diferentes naipes da orquestra.
M/6
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão