Bilhetes
Sinopse
Duas versões da Ópera de três vinténs
Teatro Nacional de São Carlos, Salão Nobre
19 de abril de 2024, 20h
Darius Milhaud
Le Carnaval de Londres, op. 172
Kurt Weill
Kleine Dreigroschenmusik
João Paulo Santos, Direção musical
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(Maestro titular Antonio Pirolli)
Obras há que provocam ondas. Uma delas é seguramente The beggar’s opera de John Gay, de 1728, que satirizava ferozmente as injustiças sociais, a corrupção e a predominância da opera seria italiana nos palcos londrinos. Esta obra viria a inspirar vários compositores no século XX e o presente programa é prova disso.
Em primeiro lugar, surgirá Darius Milhaud. Este compositor escreveu em 1937 uma adaptação em francês da peça de Gay para a Radio Marseille, de que adaptou depois vários números para uma obra para pequena orquestra intitulada Le carnaval de Londres.
A Ópera dos 3 vinténs, estreada em 1928 em Berlim, uma das mais conhecidas e populares concretizações da dupla Brecht/Weill, também se inspirou principalmente na obra de John Gay. Aqui, oferecia-se-nos uma crítica socialista ao capitalismo, com música que mostrava influências de jazz e de elementos de dança citadina em voga na Alemanha pré-nazi. Kurt Weill escreveu, pouco depois, a Kleine Dreigroschenmusik (Pequena música dos 3 vinténs), suíte instrumental com alguns dos mais conhecidos números da ópera.
Classificação etária M/6
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão