Bilhetes
Sinopse
Teatro Nacional de São Carlos
21 de janeiro 2022, 21h
Sergei Prokofiev, Sinfonia Clássica Op. 25 (Sinfonia n.º 1)
Maurice Ravel, Menuet antique
Marco Pereira, O Mostrengo (estreia mundial)
Igor Stravinski, O pássaro de fogo: suite 1945
José Eduardo Gomes, Direção Musical
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(maestro titular Antonio Pirolli)
O início deste concerto será marcado por duas incontornáveis homenagens ao passado por parte de dois dos mais importantes compositores do século XX.
Do russo Prokofiev teremos a Sinfonia n.º 1, escrita aos 25 anos, e universalmente conhecida como «Sinfonia Clássica». Estruturada em pequena escala, com andamentos muito breves, é, apesar da homenagem aos clássicos, uma obra com nítida linguagem do século XX.
Originalmente escrito para piano em 1895, em homenagem a Emmanuel Chabrier, o Menuet antique de Ravel foi orquestrado pelo compositor em 1929.
O concerto prosseguirá com a estreia absoluta de O Mostrengo, a obra vencedora da primeira edição do ABC… Compositores! Prémio Incentivo à Criação, instituído pelo TNSC. O Mostrengo é uma homenagem a Fernando Pessoa, dado que nasceu a partir de um poema incluído na Mensagem deste poeta. O compositor Marco Pereira nasceu em 2001 e frequenta atualmente a licenciatura em música.
Termina-se com Igor Stravinski, mais concretamente com a conhecida música para o bailado O pássaro de fogo. A partitura, escrita em 1910, foi apresentada pela primeira vez pelos Ballets Russes de Diaghilev e assinalou a primeira colaboração do compositor com esta célebre companhia de dança. Em 1945 Stravinski estruturou uma suite a partir da música do bailado.
M/6
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão