concertos de camara 15 16 dezembro orquestra sinfonica portuguesa - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
concertos de camara 15 16 dezembro orquestra sinfonica portuguesa - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
Teatro Nacional de São Carlos Concertos de Câmara de Natal Salão Nobre 15 e 16 de dezembro, 21h Entrada livre Divertimento em Ré maior para cordas, K136 Wolfgang Amadeus Mozart {1756-1791} I. Allegro II. Andante III. Presto Concerto para violino …

Bilhetes

Sinopse

Paula Carneiro

Teatro Nacional de São Carlos
Concertos de Câmara de Natal
Salão Nobre
15 e 16 de dezembro, 21h
Entrada livre


Divertimento em Ré maior para cordas, K136
Wolfgang Amadeus Mozart {1756-1791}

I. Allegro
II. Andante
III. Presto

Concerto para violino nº 2 em Ré maior, K211
Wolfgang Amadeus Mozart
{1756-1791}

I. Allegro Moderato
II. Andante
III. Rondeau (Allegro)

Sinfonia nº 5 em Si bemol maior, D485
Franz Schubert
{1797-1828}

I. Allegro
II. Andante con moto
III. Menuetto
IV. Allegro vivace


Violino Paula Carneiro
Direção Musical Rossen Gergov
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina Titular Joana Carneiro


Divertimento em Ré maior para cordas, K136 de Wolfang Amadeus Mozart (1756-1791) é o primeiro de um grupo de obras que o compositor escreveu globalmente denominadas “Sinfonias de Salzburgo”, sendo este Divertimento, escrito em 1772, a primeira desse conjunto de obras que se destacam das restante sinfonias de Mozart, pois são escritas exclusivamente para cordas. Todas refletem o estilo dos concertos italianos para cordas que Mozart certamente ouviu aquando das suas várias visitas a Itália.

O Concerto para violino n.º 2 em Ré maior, K211, também de Mozart, é um dos 5 concertos para violino que ele escreveu em 1775 e que se enquadram num período do barroco tardio próximo das obras de Tartini. Os três andamentos deste concerto não possuem a força dramática dos concertos para piano, mas todos eles abundam em irresistíveis melodias.

Sinfonia n.º 5 em Si bemol maior D485 de Franz Schubert (1797-1828) com 4 andamentos foi terminada em outubro de 1816 quando o compositor tinha apenas 18 anos. A sua escrita tem sido muitas vezes comparada ao estilo de Haydn e sobretudo ao de Mozart, compositor da eleição de Franz Schubert.


 

 

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