Bilhetes
Sinopse
Teatro Nacional de São Carlos
14 e 16 de abril de 2022, 21h
Giuseppe Verdi, Messa da Requiem
Roberta Mantegna, Soprano
Cátia Moreso, Meio-soprano
Luciano Ganci, Tenor
Rubén Amoretti, Baixo
Antonio Pirolli, Direção Musical
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(maestro titular Giampaolo Vessella)
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(maestro titular Antonio Pirolli)
Acusada por alguns de ser uma ópera em trajes eclesiásticas, assim o é, de facto, para sua maior grandeza e nossa tremenda emoção. Verdi usa aqui, inevitavelmente, todos os seus infinitos recursos de compositor lírico para exprimir as emoções causadas pelo terrível texto latino da Missa dos Mortos: abruptos contrastes emotivos; impetuosidade rítmica; extraordinária inspiração melódica; dramatismo desenfreado. Tal como nas suas melhores óperas.
Escrita para 4 solistas, duplo coro e grande orquestra, foi criada como homenagem a Alessandro Manzoni, um dos maiores poetas e romancistas italianos do século XIX, por quem Verdi nutria tremenda admiração. Foi estreada sob a direção musical do próprio compositor na Igreja de San Marco em Milão a 22 de maio de 1874, um ano após a morte do escritor.
Esta Missa profundamente romântica, que exprime simultaneamente terror e esperança, é uma das mais amadas partituras do autor e uma das mais emocionantes inúmeras obras musicais que ao longo da história exprimiram os anseios fundamentais da humanidade: o medo da morte e a resposta a ela.
M/6
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão