Bilhetes
Sinopse
ENCONTROS PARA O FUTURO · O ENSINO DA DANÇA: DESAFIOS E PERSPETIVAS
16 DE MARÇO · 17 DE MARÇO
2018
ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON (EVC)
ESCOLA SUPERIOR DE DANÇA (ESD)
Temática
Olhar o Ensino da Dança
PROGRAMA
DIA 17 DE MARÇO
Local
Estúdios Victor Córdon (Estúdio 1)
9H00
RECEÇÃO E ACOLHIMENTO DOS PARTICIPANTES (Foyer)
9H30 | 10H30
DAS BASES À CONSOLIDAÇÃO — PAINEL I
Os métodos de ensino e a importância dos primeiros níveis de formação na Dança no ensino público – oficial, integrado e articulado. A importância do ensino da dança e das técnicas pedagógicas no processo de desenvolvimento físico e consciência corporal. Diretores de diferentes escolas falam sobre a sua experiência e debatem propostas metodológicas e problemáticas do sistema.
Com:
— Paulo Ferreira
— Fátima Ramos
— Né Barros
— Iolanda Rodrigues
Moderação: Gustavo Vicente
10H45 | 11H45
DAS BASES À CONSOLIDAÇÃO – Painel II
Os métodos de ensino e a importância dos primeiros níveis de formação na Dança.
Este painel dá continuidade à análise do painel anterior sobre os principais métodos de ensino, as tendências pedagógicas e o papel das escolas privadas no desenvolvimento da dança em Portugal.
Com:
— Annarella Sanchez
— Carolina Cantinho
— Ana Mangericão
— Bianca Tavares
Moderação: Ana Bigotte Vieira
11H45 | 13H00
DANÇAR — O BAILARINO E A SUA FORMAÇÃO
Testemunhos sobre a formação específica e a dedicação necessárias para o desenvolvimento do Bailarino.
Depoimentos na primeira pessoa sobre o percurso de um Bailarino, a importância da sua formação e os obstáculos e dificuldades associados a este percurso.
Com:
— Catarina Câmara
— Fernando Duarte
— Carlos Pinillos
Moderação: Bruno Horta
13H00 : Pausa para almoço
14H30 | 16H00
ENCONTROS E REFLEXÕES
As estruturas de Dança que são importantes na formação da pessoa da dança, sendo fundamentais na inscrição da dança portuguesa no panorama internacional.
Programadores, diretores de Companhias e estruturas abordam neste painel as dificuldades de programação, e as novas tendências que se fazem sentir no panorama da Dança em Portugal.
Com:
— Pia Kraemer
— Luís Ferreira
— Paulo Ribeiro
— Dora Santos
— Ana Figueira
Moderação: Ezequiel Santos
16H00 | 17H00
PENSAR A DANÇA — COREÓGRAFOS
Troca de ideias e de experiências com alguns dos coreógrafos mais reputados da Dança em Portugal.
Quatro coreógrafos reúnem-se para falar sobre afinidades técnicas, reencontros e perspetivas sobre o mundo criativo da Dança em Portugal e desafios face aquelas que poderão ser as expectativas formativas direcionadas à escolha de interpretes para incorporar projetos criativos.
Com:
— André Mesquita
— João Fiadeiro
— Victor Hugo Pontes
— Olga Roriz
Moderação: Madalena Xavier
17H00 | 17H15: Coffee Break
17H15 | 18H30
O ENSINO — REALIDADES DA DANÇA NO ENSINO SUPERIOR
O crescimento da dança em instituições do Ensino Superior e as dificuldades e desafios que se colocam para o século XXI.
Painel com várias reflexões sobre o papel e o crescimento da Dança no âmbito das instituições públicas de Ensino Superior.
Com:
— Daniel Tércio
— Elisabete Monteiro
— Cristina Graça
— Cláudia Marisa
— Maria José Fazenda
Moderação: Maria João Brilhante
18H30 | 19H30
MESA DE ENCERRAMENTO: BALANÇO FINAL | DEBATE
Com:
— Luiz Antunes
O ENSINO DA DANÇA: DESAFIOS E PERSPETIVAS
Este encontro pretende reflectir sobre o ensino da dança em Portugal e as novas perspectivas que se abrem em torno de questões como a pedagogia, métodos de ensino, a sua relação com outras formas de expressão artística, bem como o seu reconhecimento ao nível governamental, escolar e académico. A congregação neste encontro de profissionais de diferentes áreas permitirá também abrir novas perspectivas no que diz respeito ao ensino vocacional, o ensino profissional e o ensino superior. Pensar a Dança no século XXI, de forma transversal, em termos de gerações de docentes, bailarinos, coreógrafos e pensadores do estado da arte, é um ponto de partida para abrir novas plataformas de entendimento da dança como fenómeno cultural e social na contemporaneidade, como conteúdo escolar e como uma nova forma de linguagem não apenas artística.
OBJETIVOS
Promover e fomentar uma reflexão conjunta e inclusiva de todos os intervenientes deste encontro, permitindo pensar o estado da arte da Dança no século XXI assim como promover conexões entre várias classes profissionais. Lugar de reflexão sobre as evidências e exigências no percurso de um profissional da dança com as realidades atuais são elementos fundamentais para a identificação dos fatores favoráveis para uma otimização nas respostas aos fatores menos favoráveis.
— Promover uma reflexão sobre o ensino artístico português, em específico da dança;
— Cruzar experiências e diferentes pontos de vista na área da formação de formadores assim como as suas condições e realização;
— Correlacionar o cruzamento de realidades e experiências teóricas e práticas do ensino da dança em Portugal;
— Identificar as necessidades reais e atuais de um profissional da dança.
Público-alvo:
Diretores, Professores de escolas de dança, Investigadores, Pedagogos, Estudantes do ensino superior
[número máximo de participantes: 120]
Conferências
ENCONTROS PARA O FUTURO
O ENSINO DA DANÇA: DESAFIOS E PERSPETIVAS
Coordenação Luiz Antunes
Redação Luís Sá Nogueira, Margarida Gil dos Reis
Apoio à produção Carmen Lavranciuc, Constança Trabucho, Rafael Costa
Apoio à conferência Daniel Santos, Dário Silva, David Fernandes, Diogo Fernandes, Ema Rebelo, Érica Correia, Filipa Santos, Joana Constantino, Joana Frazão, Leandro Martins, Madalena Farola, Maria Esteves, Nadia Brás, Nathalia Gerhardt, Sandro Ferreira, Silviu Banaru, Sofia Pinto
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão