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Sinopse
O Teatro Nacional de São Carlos ajusta a sua programação e apresenta um conjunto de conteúdos agregados pela designação #SãoCarlosVoltaASuaCasa. As transmissões têm lugar às sextas-feiras, às 21h, e aos domingos, às 16h e podem ser acompanhadas via Facebook.com/SaoCarlos e YouTube.com/SaoCarlos.
Esta sexta-feira, dia 5, às 21h, será transmitido concerto que reuniu no palco do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) o violinista Hugues Borsarello e o violetista Gérard Caussé, sob direção de Pedro Neves. O programa, integralmente dedicado a W.A. Mozart, inclui o Concerto n.º 4 em Ré Maior para violino Kv.218 e a Sinfonia Concertante em Mib Maior para violino, viola e orquestra Kv.364, considerada a sua máxima realização neste género.
Transmissão online — 5 fevereiro 2021, 21h
Teatro Nacional de São Carlos
Gravação de 12 de setembro de 2020
Folha de Sala Digital
Wolfgang Amadeus Mozart
Concerto n.º 4 em Ré Maior para violino Kv.218
Sinfonia Concertante em Mib Maior para violino, viola e orquestra Kv.364
Violino Hugues Borsarello
Viola Gérard Caussé
Direção Musical Pedro Neves
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(Maestrina Titular Joana Carneiro)
M/6
Leopold Mozart, notável executante e pedagogo do violino, vaticinava ao célebre filho um futuro brilhante como executante deste instrumento. Tal não chegou a acontecer, mas Wolfgang Amadeus escreveu pelo menos cinco concertos para violino entre 1773 e 1776, presumivelmente como material de trabalho como Konzertmeister da orquestra do Arcebispo. O Concerto nº 4 em Ré Maior K.218, foi escrito em outubro de 1775.
A Sinfonia Concertante em Mib Maior Kv.364 foi composta em 1779, enquanto Mozart efetuava uma digressão que incluiu Manheim e Paris. A obra, considerada a sua máxima realização neste género, baseou-se em modelos muito em voga na capital francesa, nomeadamente nos Concerts Spirituels ali realizados até 1790.
O maestro Pedro Neves, que já dirigiu a Orquestra Sinfónica Portuguesa num variadíssimo repertório, terá como solistas o violinista Hugues Borsarello e violetista Gérard Caussé. Borsarello, cujas interpretações de Mozart já fizeram evocar as do lendário Arthur Grumiaux e cuja integral dos concertos do compositor em 2014 obtiveram enorme aplauso, toca num violino V. Ruggieri de 1695. Caussé tem-se apresentado como intérprete em recitais a solo, como integrante de conjuntos de câmara, como solista em concertos com maestros de renome, com importantes orquestras e como protagonista de elogiadas gravações. Cultiva um vasto repertório que se estende de Bach à contemporaneidade. Como membro fundador e viola solista do Ensemble Intercontemporain de Pierre Boulez foi dedicatário de vários concertos.
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