Bilhetes
Sinopse
Teatro Nacional de São Carlos
Salão Nobre
5 de novembro de 2021 às 20h
Jean-Baptiste Lully, Le Bourgeois Gentilhomme: Suite (arr. Bruno Borralhinho)
Wolfgang Amadeus Mozart, Concerto n.º 5 em Lá Maior para violino e orquestra K.219
Béla Bartók, Divertimento para orquestra de cordas
Paula Carneiro, Violino
Bruno Borralhinho, Direção Musical
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Revisitar-se-ão algumas das danças e interlúdios originais escritas por Jean-Baptiste Lully para a comédie-ballet Le Bourgeois gentilhomme de Molière, que foi estreada no Castelo de Chambord em 1670 na presença de Luis XIV. Nesse dia, o escritor representou Monsieur Jourdain e o compositor dançou na Cérémonie des Turcs do último ato.
Se Lully dançou na Cérémonie des Turcs, Mozart foi solista do seu Concerto para violino nº 5 em lá maior, K. 219 – conhecido como “O Turco” por nele se manifestar o gosto pelas turqueries tão caro ao século XVIII. Em Mozart esse gosto manifestou-se ainda na famosa Marcha Turca da Sonata para piano, K. 331 ou na ópera O Rapto do Serralho.
Para finalizar, o Divertimento para cordas de Bela Bartok, uma das últimas partituras escritas pelo compositor húngaro antes da sua partida para os E.U.A. A obra, que teve a sua estreia em 1940, recuperou e atualizou um género, aliando na sua inspiração o carácter lúdico e elástico do Divertimento Clássico e as texturas contrastantes do concerto grosso barroco.
M/6
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão