Bilhetes
Sinopse
TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
Sala Principal
18 e 20 de maio de 2021, às 20h
22 de maio de 2021, às 16h
Ópera em Versão de Concerto
Giacomo Puccini, Il tabarro
Libreto Giuseppe Adami
Giorgetta Elisabete Matos
Michele Kiril Manolov
Luigi Marco Berti
Frugola Maria Luísa de Freitas
Tinca Marco Alves dos Santos
Talpa José Corvelo
Vendedor de canções Bruno Almeida
Namorados Susana Vieira / Bruno Almeida
Direção Musical Antonio Pirolli
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(Giampaolo Vessella: Maestro Titular)
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(Joana Carneiro: Maestrina Titular)
Il tabarro é a primeira das três óperas em um ato que formam Il trittico de Giacomo Puccini e baseia-se em Le Houppelande de Didier Gold, peça que o músico vira em 1912, em Paris.
Com o seu tríptico, o compositor teve oportunidade de criar universos distintos numa única noite: Il tabarro (intensamente dramático); Suor Angelica (impregnado de lirismo religioso); Gianni Schicchi (cómico).
A estreia de Il trittico ocorreu no Met de Nova Iorque no sábado 14 de dezembro de 1918. Il tabarro foi criticado pela crueldade e violência exacerbadas. A ópera estreou-se no Teatro de São Carlos em 1955, com Tito Gobbi como intérprete de Michele.
Já chamaram a Il tabarro «um thriller» em um ato. A ópera, numa abordagem mais distraída, poderá ser vista como uma homenagem à estética verista, com a sua ação passada no meio de estivadores e miseráveis nos cais de Paris. Puccini, porém, nunca se embrenhou muito neste movimento que cingia a sua enorme veia lírica.
Será a estreia absoluta de Elisabete Matos como Giorgetta e o barítono Kiril Manolov, especialista em repertório verdiano, interpretará o papel de Michelle.
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão