Bilhetes
Sinopse
Sala online TNSC — 19 DE MARÇO — 21H
Teatro Nacional de São Carlos — Salão Nobre
Concerto de câmara
JOHANN SEBASTIAN BACH
Concerto Brandeburguês n.º 1 em Fá Maior BWV 1046
Concerto Brandeburguês n.º 2 em Fá Maior BWV 1047
Concerto Brandeburguês n.º 3 em Sol Maior BWV 1048
Anabela Malarranha, Flauta
Ricardo Lopes, Oboé
Luís Marques, Oboé
Luis Auñón Pérez, Oboé
David Harrison, Fagote
Paulo Guerreiro, Trompa
Luís Vieira, Trompa
Jorge Almeida, Trompete
Ana Pereira, Violino Solo e Direção Musical
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Esta é a primeira etapa da audição integral dos Concertos Brandeburgueses (BWV 1046-1051) de Johann Sebastian Bach. Unanimemente reconhecidos como um dos marcos da história da música ocidental, estes seis concertos foram compostos entre 1718 e 1721 e dedicados a Cristóvão Ludovico de Brandemburgo-Schwedt, que os encomendara. Curiosamente, apesar da sua importância e genialidade, os concertos ficaram totalmente esquecidos durante mais de um século e só foram publicados em 1850, depois da sua descoberta em arquivos de Brandemburgo.
No primeiro concerto, o único estruturado em quatro andamentos, o compositor reutiliza outras obras de sua autoria, como a Abertura da Cantata BWV 208 ou a Sinfonia da Cantata BWV 52.
O Concerto n.º 2 tem sido descrito como uma pirâmide em cuja base estão os instrumentos de corda, logo acima os solistas e, no topo, um único solista com maior importância, neste caso a trompeta.
O terceiro concerto da coleção é talvez o mais popular de todos eles. Johann Sebastian Bach, aqui, deixa de lado os instrumentos de sopro para se focar inteiramente nas cordas.
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