TeatroNacionaldeSãoCarlos programacaomarco transmissaoonline 21marco 16h - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
TeatroNacionaldeSãoCarlos programacaomarco transmissaoonline 21marco 16h - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
TRANSMISSÃO ONLINE 21 DE MARÇO — 16H Teatro Nacional de São Carlos — Salão Nobre Concerto de Câmara JOHANN SEBASTIAN BACH Concerto Brandeburguês n.º 4 em Sol Maior BWV 1049 Concerto Brandeburguês n.º 5 em Ré Maior BWV 1050 Concerto …

Bilhetes

Sinopse

tnsc.bol.pt

TRANSMISSÃO ONLINE 21 DE MARÇO16H
Teatro Nacional de São Carlos
Salão Nobre


Concerto de Câmara
JOHANN SEBASTIAN BACH


Concerto Brandeburguês n.º 4 em Sol Maior BWV 1049
Concerto Brandeburguês n.º 5 em Ré Maior BWV 1050
Concerto Brandeburguês n.º 6 em Si bemol Maior BWV 1051


Pedro Saglimbeni Muñoz, Viola
Ceciliu Isfan
, Viola
Irene Lima
, Violoncelo
Anabela Malarranha
, Flauta
Rui Matos
, Flauta
José Carlos Araújo
, Cravo
Ana Pereira
, Violino e Direção Musical
Orquestra Sinfónica Portuguesa


Finaliza-se a apresentação integral da série de Concertos Brandeburgueses (BWV 1046-1051) de Johann Sebastian Bach, marco incontornável na história da música ocidental. Compostos entre 1718 e 1721.
O Concerto n.º 4 em Sol Maior é considerado um dos mais modernos quanto à sua conceção, pois aponta para um modelo que só estará plenamente em voga no período galante que se seguiu ao Barroco. O violino assume aqui traços vincadamente virtuosísticos.
No Concerto n.º. 5 em Ré Maior o cravo afronta no primeiro andamento passagens de impressionante dificuldade. Pensa-se que a obra possa ter sido escrita em 1719 para apresentar um novo instrumento trazido de Berlim para a corte de Köthen pelo próprio Bach. Outros aventam a hipótese de ter sido escrito para uma competição em Dresden entre o compositor e organista francês Louis Marchand, dado que no andamento central Bach usa um tema deste último. Alguns estudiosos consideram esta obra como o primeiro grande exemplo de concerto com solista de teclas.
O Concerto n.º 6 em Si bemol Maior, último da série, foi escrito para uma combinação pouco usual de instrumentos de cordas: não usa violinos e os instrumentos solo (duas violas da braccio e um violoncelo), bem como os instrumentos de acompanhamento (duas violas da gamba e um cravo), são incomuns na produção do compositor. Obra que fecha em chave de ouro este impressionante conjunto em que está patente o total domínio da polifonia por parte do grande Kantor.


 

 

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile