Bilhetes
Sinopse
Concerto de Música de Câmara
Ciclo Solistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa
Teatro Nacional de São Carlos, Foyer, entrada livre
18 de maio de 2023, 18h30
Sergei Prokofiev
Quinteto em Sol menor, Op. 39
Sonata em Dó maior para violoncelo e piano, Op. 119
Adriano Aguiar, Contrabaixo (Curadoria)
António Figueiredo, Violino
Isabel Pereira, Violeta
Irene Lima, Violoncelo
Ricardo Lopes, Oboé
Cândida Oliveira, Clarinete
João Paulo Santos, Piano
Sergei Prokofiev nasceu em 1891 na região de Donetsk (então parte do Império Russo) e morreu a 5 de março de 1953, sendo um dos mais celebrados músicos do século XX.
O Quinteto em Sol menor, Op. 39 surgiu em 1924, ano que, em Paris, encomendaram a Prokofiev música para um bailado que deveria ser executada por apenas cinco instrumentistas. Essa música seria depois incorporada em duas obras, uma das quais o Quinteto, Op. 39.
Foi no perigoso período em que a sua produção foi acusada de “formalismo” que Prokofiev escreveu a Sonata para violoncelo e piano, Op. 119. Em 1948, ele ouvira Mstislav Rostropovich interpretar uma obra de Miaskovski e ficou tão impressionado com o intérprete que decidiu escrever-lhe uma sonata, apresentada em 1950. Miaskovski saudou-a como “miraculosa peça musical!”. A sonata, estruturada em três andamentos, é inevitavelmente marcada pelas referidas imputações de formalismo, apresentando uma linguagem menos vanguardista. Revela também – no seu lirismo – a influência de Rachmaninov e Tchaikovski.
Classificação etária M/6
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão