temporada lirica 2017 2018 teatro nacional de sao carlos idomeneo - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
temporada lirica 2017 2018 teatro nacional de sao carlos idomeneo - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
Idomeneo de Wolfgang Amadeus Mozart {1756-1791} Ópera em três atos, com libreto de Giambattista Varesco {1735-1805} Sala Principal do Teatro Nacional de São Carlos 10, 12, 14, 16 (20h) e 18 (16h) de março de 2018 Direção Musical Christian Curnyn …

Bilhetes

Sinopse



Idomeneo
de Wolfgang Amadeus Mozart {1756-1791}
Ópera em três atos, com libreto de Giambattista Varesco {1735-1805}


Sala Principal do Teatro Nacional de São Carlos
10, 12, 14, 16 (20h) e 18 (16h) de março de 2018


Direção Musical Christian Curnyn
Encenação Yaron Lifschitz
Cenografia Fernando Ribeiro
Figurinos José António Tenente
Desenho de Luz Cristina Piedade

Idomeneo Richard Croft
Idamante Caitlin Hulcup
Ilia Ana Quintans
Elettra Sophie Gordeladze
Arbace Marco Alves dos Santos
Sumo-Sacerdote Bruno Almeida
A Voz Rui Baeta

Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro Titular Giovanni Andreoli

Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina Titular Joana Carneiro

Nova Produção Teatro Nacional de São Carlos


Como tantas outras histórias da mitologia grega, Idomeneo, rei de Creta explora as motivações e emoções dos humanos cujos destinos parecem transcendê-los. As cinzas ainda quentes da Guerra de Tróia foram terreno fértil para os criadores de ópera: de Monteverdi (Il Ritorno di Ulisse in Patria, 1640), a Berlioz (Les Troyens, 1863), passando por Richard Strauss (Die Ägyptische Helena, 1928) e Marvin David Levy (Mourning Becomes Electra, 1967), todos eles criaram palavra e música evocativa da confusão pós-traumática desse conturbado episódio histórico. Consequência de uma encomenda em 1780 do Eleitor da Bavária, é em Idomeneo que Mozart atinge o seu apogeu criativo, transfigurando as fórmulas da opera seria em que, adolescente ainda, se havia exercitado em Milão com Mitridate, Re di Ponto e Lucio Silla. O poder, a adversidade e a paixão expressou-os Mozart em recitativos finalmente instrumentados onde, na beleza e pureza comoventes das árias, se deteta uma acentuada influência gluckiana. Neglicenciada como tantas outras óperas deste período, Idomeneo assegura hoje um lugar firme no repertório lírico como a primeira obra-prima operática do génio Mozart. A estreia no São Carlos do visionário encenador Yaron Lifschitz, as vozes de Ana Quintans e do tenor mozarteano Richard Croft são apostas que assegurarão o sucesso desta nova produção.


 

 

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile