Bilhetes
Sinopse
Centro Cultural de Belém
21 de janeiro de 2024, 16h
23 de janeiro de 2024, 20h
Fidelio
Ludwig van Beethoven
Libreto, Joseph Sonnleithner e Georg Friedrich Treitschke
Graeme Jenkins, Direção musical
Georges Delnon, Encenação
Kaspar Zwimpfer, Cenografia
Michael Bauer, Desenho de luz
Lydia Kirchleitner, Figurinos
Leonore, Gabriela Scherer
Florestan, Maximilian Schmitt*
Don Pizarro, Boaz Daniel
Rocco, Joshua Bloom
Don Fernando, Levente Pall
Marzelline, Susana Gaspar
Jaquino, Leonel Pinheiro
Primeiro Prisioneiro, Sérgio Martins
Segundo Prisioneiro, Nuno Dias
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(Antonio Pirolli, maestro titular)
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(Giampaolo Vessella, maestro titular)
Produção proveniente da Staatsoper Hamburg e do Teatro Communale di Bologna
Coprodução OPART/Teatro Nacional de São Carlos e Centro Cultural de Belém
* Por motivos familiares, o tenor Nikolai Schukoff será substituído por Maximilian Schmitt no papel de Florestan.
Fidelio foi a única ópera de Beethoven e assumiu várias versões – a final, que ouviremos, subiu à cena em 1814 em Viena. É uma ópera com diálogos falados, que espelha a onda libertadora que varreu a Europa depois da Revolução Francesa. Nela canta-se a história do amor e heroísmo de Leonore, que se transveste como Fidelio para poder libertar o seu marido Florestan, preso por motivos políticos. No final, a justiça e o amor prevalecem.
Tornou-se uma partitura reverenciada e contém números inesquecíveis: o «Coro dos Prisioneiros»; a ária Abscheulicher de Leonore e a ária de Florestan (dos mais difíceis trechos do repertório); e o grandioso final, em que se canta jubilosamente o Amor, a Virtude e a Liberdade.
O poder da música e a veemente mensagem de liberdade fizeram com que Fidelio tivesse sido, em setembro de 1945, a primeira ópera a ser executada em Berlim após a derrota alemã na II Guerra Mundial.
Breves Palavras
Inê
Junte-se a nós 30 minutos antes de cada récita no Foyer do segundo piso do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. Entrada gratuita e exclusiva para portadores de bilhetes para as récitas.
As notas de programa e as Breves Palavras resultam de uma parceria entre o OPART/TNSC e o Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA, que compreende a produção de textos científicos e académicos para enquadramento da nossa temporada lírica, e que será em breve alargada a outras áreas.
Classificação etária M/12
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