Temporada Lírica 2023-2024 FIDELIO - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
Temporada Lírica 2023-2024 FIDELIO - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
Centro Cultural de Belém 21 de janeiro de 2024, 16h 23 de janeiro de 2024, 20h Fidelio Ludwig van Beethoven Libreto, Joseph Sonnleithner e Georg Friedrich Treitschke Graeme Jenkins, Direção musical Georges Delnon, Encenação Kaspar Zwimpfer, Cenografia Michael Bauer, Desenho de …

Bilhetes

Sinopse

BILHETES

Centro Cultural de Belém
21 de janeiro de 2024, 16h
23 de janeiro de 2024, 20h


Fidelio
Ludwig van Beethoven

Libreto, Joseph Sonnleithner e Georg Friedrich Treitschke


Graeme Jenkins, Direção musical
Georges Delnon, Encenação
Kaspar Zwimpfer, Cenografia
Michael Bauer, Desenho de luz
Lydia Kirchleitner, Figurinos
 

Leonore, Gabriela Scherer
Florestan, Maximilian Schmitt*
Don Pizarro, Boaz Daniel
Rocco, Joshua Bloom
Don Fernando, Levente Pall
Marzelline, Susana Gaspar
Jaquino, Leonel Pinheiro
Primeiro Prisioneiro, Sérgio Martins
Segundo Prisioneiro, Nuno Dias

 

 Orquestra Sinfónica Portuguesa
(Antonio Pirolli, maestro titular)

Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(Giampaolo Vessella, maestro titular) 

Produção proveniente da Staatsoper Hamburg e do Teatro Communale di Bologna

Coprodução OPART/Teatro Nacional de São Carlos e Centro Cultural de Belém

 

* Por motivos familiares, o tenor Nikolai Schukoff será substituído por Maximilian Schmitt no papel de Florestan.


Fidelio foi a única ópera de Beethoven e assumiu várias versões – a final, que ouviremos, subiu à cena em 1814 em Viena.  É uma ópera com diálogos falados, que espelha a onda libertadora que varreu a Europa depois da Revolução Francesa. Nela canta-se a história do amor e heroísmo de Leonore, que se transveste como Fidelio para poder libertar o seu marido Florestan, preso por motivos políticos. No final, a justiça e o amor prevalecem.

Tornou-se uma partitura reverenciada e contém números inesquecíveis: o «Coro dos Prisioneiros»; a ária Abscheulicher de Leonore e a ária de Florestan (dos mais difíceis trechos do repertório); e o grandioso final, em que se canta jubilosamente o Amor, a Virtude e a Liberdade.

O poder da música e a veemente mensagem de liberdade fizeram com que Fidelio tivesse sido, em setembro de 1945, a primeira ópera a ser executada em Berlim após a derrota alemã na II Guerra Mundial.

 


Breves Palavras

Inês Thomas Almeida (INET-MD/FCSH-NOVA), apresentará as Breves Palavras antes de cada récita de Fidelio. O compositor, a música, a ópera e o seu contexto de criação serão vertentes dos comentários e diálogo de Inês Thomas Almeida com o público. Conheça melhor a primeira e única ópera de Beethoven, Fidelio.

Junte-se a nós 30 minutos antes de cada récita no Foyer do segundo piso do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. Entrada gratuita e exclusiva para portadores de bilhetes para as récitas.

 

As notas de programa e as Breves Palavras resultam de uma parceria entre o OPART/TNSC e o Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA, que compreende a produção de textos científicos e académicos para enquadramento da nossa temporada lírica, e que será em breve alargada a outras áreas.


Classificação etária M/12


 

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile