Bilhetes
Sinopse
Ariodante HWV 33, de Georg Friedrich Händel
Libreto anónimo segundo Ginevra, principessa di Scozia de Antonio Salvi
Versão semi-encenada
Teatro Nacional de São Carlos
2 e 4 de novembro de 2021 às 20h
Cecilia Molinari, Ariodante
Ana Quintans, Ginevra
Yuriy Minenko, Polinesso
Sreten Manojlovic, rei da Escócia
Eduarda Melo, Dalinda
Marco Alves dos Santos, Lurcanio
João Rodrigues, Odoardo
Antonio Florio, Direção Musical
Mario Pontiggia, Encenação, cenografia e figurinos
Paulo Godinho, Desenho de luz
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(maestrina titular Joana Carneiro)
O conjunto de óperas italianas de Georg Friedric Händel permanece ainda hoje como o mais executado e popular da primeira metade do século XVIII.
Ariodante foi estreada em Covent Garden a 8 de janeiro de 1735 e abriu a primeira temporada do compositor neste teatro. O libreto de autor anónimo baseou-se na adaptação de Antonio Salvi dos Cantos 4, 5 e 6 de Orlando Furioso de Lodovico Ariosto, uma das obras literárias que mais músicos entusiasmou.
Ariodante teve onze representações em 1735 e foi reposta na temporada seguinte. Tal como muitas das obras de Händel, sofreu um esquecimento de quase dois séculos e apenas ressurgiu na década de 60 do século XX, depois de Janet Baker a ter «ressuscitado» em Birmingham em 1964. Esta será a estreia da obra no Teatro Nacional de São Carlos, onde se apresentará pela primeira vez o meio-soprano Cecilia Molinari, acompanhado pelo soprano Ana Quintans, que se estreia no papel de Ginevra.
Ariodante
Breves Palavras
Fernando Miguel Jalôto, musicólogo, profere breves palavras antes de cada récita de Ariodante, no Salão Nobre. O compositor, a música, a ópera e o seu contexto de criação são possíveis vertentes de análise e conversa com o público. Conheça melhor a música de Georg Friedrich Händel e, em particular, Ariodante. Participe e usufrua de um enquadramento que lhe faculta elementos essenciais para inteligir Ariodante.
M/6
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão