Bilhetes
Sinopse
Teatro Nacional de São Carlos
Foyer (entrada livre)
— ADIADO PARA DATA A INDICAR —
Recital de Canto, Viola e Piano
Frank Bridge, Três canções para meio-soprano, viola e piano
Johannes Brahms, Sonata para viola e piano em Fá menor Op. 120 n.º 1
Johannes Brahms, Duas canções para meio-soprano e piano
Johannes Brahms, Duas canções para alto, viola e piano Op. 91
Ana Ferro, Meio-soprano
Pedro Saglimbeni Muñoz, Viola
Francisco Sassetti, Piano
Frank Bridge (1879 –1941), compositor, maestro e violetista inglês, foi aluno de Charles Villiers Stanford e professor de Benjamin Britten. Este último prestou-lhe em 1937 comovente homenagem com as conhecidas Variações sobre um tema de Frank Bridge.
As Três canções para meio-soprano, viola e piano foram escritas em 1906/07, pouco antes do músico ter completado 30 anos, e musicam poemas de Matthew Arnold, Heinrich Heine e Percy Bysshe Shelley. A grande popularidade do compositor chegaria poucos anos depois com The Sea, de 1911, ainda hoje a sua obra orquestral mais amada, e com Lament (for Catherine), de 1915, nascida da comoção suscitada pelo afundamento do navio britânico Lusitania.
Johannes Brahms foi uma grande influência na juventude de Bridge e foi também um apaixonado compositor para viola. Poderemos ouvir duas peças em que esse fascínio se manifestou: a Sonata para viola e piano em Fá menor Op. 120 n.º 1, originalmente escrita em 1894 para clarinete e piano, tendo sofrido um ano depois o arranjo para viola e piano que ouviremos; as Duas Canções para alto, viola e piano Op. 91 («Gestillte Sehnsucht» e «GeistlichesWiegenlied»), que foram compostas em épocas diferentes, a primeira em 1884 e a segunda em 1863.
M/6
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão