Temporada Lírica set dez 2021 Iolanta - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
Temporada Lírica set dez 2021 Iolanta - TNSC Teatro Nacional de São Carlos
Iolanta, de Piotr Ilitch Tchaikovski Libreto de Modest Tchaikovski Versão de concerto Teatro Nacional de São Carlos 29 (20h) de setembro de 2021, 1 (20h) e 3 (16h) de outubro de 2021 Zarina Abaeva, Iolanta Misha Didyk, Vaudémont Evgeny Stavinsky, …

Bilhetes

Sinopse

Iolanta

Iolanta, de Piotr Ilitch Tchaikovski
Libreto de Modest Tchaikovski
Versão de concerto

Teatro Nacional de São Carlos
29
(20h) de setembro de 2021, 1 (20h) e 3 (16h) de outubro de 2021


Zarina Abaeva, Iolanta
Misha Didyk, Vaudémont
Evgeny Stavinsky, René
Guriy Guryev, Robert
Alexander Milev, Bertrand
Marco Alves dos Santos, Alméric
Carla Caramujo, Brigitta
Patrícia Quinta, Laura
Luís Rodrigues, Ibn Hakia
Maria Luísa de Freitas, Martha

Graeme Jenkins, Direção Musical

Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(maestro titular Giampaolo Vessella)
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(maestrina titular Joana Carneiro)


Iolanta é a última ópera de Piotr Ilitch Tchaikovski cujo libreto, do irmão Modest Tchaikovski, se baseia numa versão romanceada da vida de Yolande de Bar, Duquesa de Lorena, que viveu de 1428 a 1483.

A estreia mundial de Iolanta deu-se em 1892 no Teatro Marijnsky em São Petersburgo, num espetáculo que incluiu o bailado O Quebra Nozes.

A titular da ópera é uma cega que, antes de recuperar a visão, se apaixona por quem lhe explica as cores do mundo. A complexidade dramática, bem como a beleza da música, tornaram Iolanta um papel cobiçado por todas as grandes intérpretes russas a partir da segunda metade do século XX. A ópera inclui vários trechos famosos, como o Arioso de Iolanta da primeira cena ou a apaixonada tirada de Robert “Quem se pode comparar a Matilde?”.

O título foi estreado em São Carlos em 2006, em versão de concerto. A presente edição assinala o regresso do soprano Zarina Abaeva no papel principal, depois do triunfo da temporada passada em La Wally.


 

Paulo Ferreira de Castro

Iolanta
Breves Palavras

Paulo Ferreira de Castro, musicólogo, profere alocuções antes de cada récita de Iolanta, no Salão Nobre. O compositor, a música, a ópera e o seu contexto de criação são possíveis vertentes de análise e conversa com o público. Conheça melhor a música de Tchaikovski e, em particular, a sua última ópera, uma criação surgida num contexto de amplo reconhecimento da obra do compositor russo. Participe e usufrua de um enquadramento que lhe faculta elementos essenciais para inteligir Iolanta.

 


M/6

 

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão

saocarlos.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile