Bilhetes
Sinopse
La clemenza di Tito, Wolfgang Amadeus Mozart
Libreto de Caterino Mazzolà segundo Pietro Metastasio
Versão de concerto
Teatro Nacional de São Carlos
9 (20h), 11 (16h) e 13 (20h) de dezembro de 2021
Pablo Bemsch, Tito
Susana Gaspar, Vitellia
Ruxandra Donose, Sesto
Cecília Rodrigues, Servilia
Miriam Albano, Annio
José Corvelo, Publio
Antonio Pirolli, Direção Musical
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(maestro titular Giampaolo Vessella)
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(mastrina titular Joana Carneiro)
“Tu, grande herói, ouvido e amado pelos céus e pelos deuses!” – o extraordinário coro entoado no final da ópera La clemenza di Tito de Mozart canta, simultaneamente, as glórias do Imperador romano Tito Vespasiano e as do Imperador Leopoldo II. A obra foi encomendada para os festejos da coroação deste último monarca como Rei da Boémia.
A ação decorre em Roma no ano de 79. A enredada história — centrada no amor, na amizade e no dever — vai crescendo em intensidade até atingir um estado de densidade insuportável, que só a virtude de Tito consegue apaziguar.
A obra estreou-se em Praga em setembro de 1791, pouco meses antes da morte de W. A. Mozart, tendo sido apresentada em São Carlos em 1806. Regressou em 1968 e depois dessa data foi aqui apresentada em 1990, numa versão de concerto dirigida por John Eliott Gardiner, e em 2008, encenada por Joaquim Benite.
La clemenza di Tito
Breves Palavras
Inês Thomas Almeida, musicóloga, profere breves palavras antes de cada récita de La clemenza di Tito, no Salão Nobre. O compositor, a música, a ópera e o seu contexto de criação são possíveis vertentes de análise e conversa de Inês Thomas Almeida com o público. Conheça melhor a música de Wolfgang Amadeus Mozart e, em particular, a ópera La clemenza di Tito. Participe e usufrua de um enquadramento que lhe faculta elementos essenciais para inteligir La clemenza di Tito.
M/6
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão