Bilhetes
Sinopse
Sintra, Centro Cultural Olga Cadaval
28 de setembro de 2017, 21h30
Paul Dukas La Péri: Fanfare
Claude Debussy Prélude à l´’après-midi d´un faune
Maurice Ravel Concerto para Piano em Sol maior
Modest Mussorgsky (orq. M. Ravel), Quadros de uma exposição
Piano António Rosado
Direção Musical Emil Tabakov
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina Titular Joana Carneiro
Também Paul Dukas (1865-1935) sucumbiu aos encantos das tendências “orientalistas” que varreram a Europa da segunda metade do século XIX quando, em 1912, compôs música para o bailado La Péri que nos conta a procura incessante busca do homem pela flor da imortalidade e do seu encontro com uma mitológica péri. A brilhante Fanfarra da Abertura contrasta vivamente com a atmosfera lírica e serena do restante bailado.
Apesar de originalmente ter sido escrito por Claude Debussy (1862-1918) entre 1892 e 1894 como poema sinfónico, Prélude à l’après-midi d’un faune, inspirado num poema de Mallarmé e considerado como um dos expoentes da música impressionista, iria servir, em 1912, de tema para o bailado homónimo coreografado e interpretado pelo mítico bailarino Vaslav Nijinsky.
O Concerto para Piano em Sol maior de Maurice Ravel (1875-1937) foi escrito entre 1929 e 1931. Com 3 andamentos, esta obra de grande virtuosismo pianístico é fortemente influenciada pelas harmonias e ritmos de jazz que Ravel ouviu pela primeira vez durante uma digressão aos Estados Unidos, em 1928.
Quadros de uma exposição, uma das mais conhecidas obras de Modest Mussorgsky (1839-1881), transpõe musicalmente as impressões sentidas pelo compositor durante uma exposição do seu amigo, o pintor Viktor Hartman. Inicialmente escritas para piano, estas dez peças escritas em 1874, foram mais tarde orquestradas por Ravel que respeitou o espírito da música original.
Partilhar
/
X
/
Subscrever Newsletter
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades do do São Carlos em primeira mão